A importância da conferência de produtos

Estratégia elimina eventuais erros no momento da leitura do código de barras e ajuda setor a manter preços baixos.

Por Katherine Rivas

Sempre preocupada com o melhor atendimento aos clientes, a Associação Brasileira dos Atacadistas de Autosserviço (ABAAS) lançou uma campanha nacional sobre a conferência de produtos nas lojas. A iniciativa consiste em produzir cartazes explicativos que ficarão expostos nas lojas dos 14 associados da ABAAS em todo o Brasil. O objetivo da campanha é esclarecer os motivos que levam as empresas do atacarejo a realizar a conferência e demonstrar por que ela é importante para o consumidor.

A conferência de produtos é comum na Europa e nos Estados Unidos. No Brasil, tem sido adotada desde a década de 1970, sempre com muita eficiência. Com o crescimento do atacarejo nos últimos anos, que passou a atrair novos perfis dos consumidores, muito clientes recém-conquistados desconhecem a prática. A campanha da ABAAS será lançada justamente para eliminar qualquer tipo de dúvida dos consumidores.

Gerente jurídico do Assaí Atacadista, Sadik Sarkis afirma que a conferência de produtos traz ganhos para todos envolvidos no processo de compra, do consumidor ao empresário. No caso do consumidor, diz ele,
a conferência garante a exatidão das compras e o cliente tem a garantia de levar o que está pagando.

A conferência também possibilita a correção de erros de registro nos caixas. Rafael Rabelo, gerente jurídico do MartMinas, afirma que, por trabalhar com grandes quantidades, o atacarejo está sujeito a falhas por parte dos operadores no momento da leitura dos códigos e barras. Eliminar os erros contribui para a redução do custo operacional do negócio, e essa economia sempre é repassada aos consumidores.

Para os empresários do setor, a conferência é também uma ferramenta importante. “Nosso modelo de negócios é diferente”, diz Sadik Sarkis, do Assaí. “Como vendemos produtos em caixas fechadas, o risco é
maior. Por isso, conferir as mercadorias é vital para conseguirmos oferecer preços baixos aos consumidores.”

ABAAS vai lançar campanha nacional para conscientizaro consumidor sobre os benefícios da conferência de mercadorias.

Além de destacar os benefícios econômicos para consumidores e empresários, a campanha da ABAAS irá esclarecer por que a iniciativa não constrange os clientes, nem viola os direitosdo cidadão. Não há, em hipótese alguma, revista pessoal. Sob diversos aspectos, a conferência preserva a intimidade e a privacidade dos clientes.

Regras para uma boa conferência de mercadorias:

· Abordagem cordial
· Não viola os direitos dos cidadãos
· Não expõe ou constrange o consumidor
· Não há conotação de desconfiança
· Não é coercitiva
· Sem discriminação de qualquer tipo

 


Fonte: Revista ABAAS nº 9 | Outubro de 2019
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