Essencialidade do Abastecimento Alimentar à População

mar 25, 2020

24 de março de 2020
ESSENCIALIDADE DO ABASTECIMENTO ALIMENTAR À POPULAÇÃO
RECOMEDAÇÕES DA ABAAS AO SETOR DE ATACAREJO

A ABAAS – Associação Brasileira dos Atacadistas de Autosserviço entidade integrada pelas empresas Assaí (Grupo Pão de Açúcar), Atacadão (Grupo Carrefour), Atacadão Dia a Dia, Comercial Esperança, Fort Atacadista (Grupo Pereira), GigaAtacado (Grupo Mambo), Makro, Mart Minas, Maxxi Atacado (Grupo Walmart), Max Atacadista (Grupo Muffato), Roldão Atacadista, Spani Atacadista, Tenda Atacado e Villefort – mais barato todo dia, representa um segmento essencial na distribuição de alimentos no país, com mais de 1.170 lojas, 250 mil colaboradores diretos e 200 mil indiretos.

Essa expressiva força de trabalho vem atuando de maneira ininterrupta para garantir o abastecimento da população brasileira neste grave momento que o país atravessa, com a pandemia do Novo Coronavírus (COVID-19). Este é um trabalho essencial, desenvolvido por profissionais nos caixas, na reposição e na movimentação de estoques.

Este esforço conjunto com os demais segmentos do comércio e em parceria com outros pilares da cadeia do abastecimento, como produtores, indústrias e transportadores está propiciando os resultados esperados neste momento de crise, pois não há desabastecimento em nenhuma região do país.
Todos os segmentos estão fazendo a sua parte para manter este serviço essencial e indispensável à população brasileira.

A ABAAS vem reforçar a essencialidade da cadeia produtiva para assegurar a continuidade do abastecimento de produtos alimentícios e de higiene e limpeza, itens básicos que não podem faltar nos lares brasileiros em nenhum momento. É uma questão – inclusive – de segurança nacional e, por isso, a ABAAS solicita ao Governo Federal, Governos Estaduais e Municipais atenção especial na mobilidade deste segmento do comércio e de toda cadeia produtiva do abastecimento alimentar, além de políticas que garantam o abastecimento de itens de segurança e prevenção como máscaras, luvas e álcool gel.

As recomendações e orientações abaixo estão baseadas nas observações dos impactos que vêm ocorrendo nos países da Europa que também estão afetados pela crise do COVID-19 e que estão há “dias” na nossa frente, além das diretrizes feitas pela OMS – Organização Mundial da Saúde, Ministério da Saúde e Órgãos Oficiais.

RECOMENDAÇÕES GERAIS

Mobilidade
• Manter o transporte público para os colaboradores e terceiros, evitando, assim, problemas na operação e consequente impacto à população.

• Permitir a mobilidade de cargas, sem restrições de horário, dentro dos municípios e nas rodovias Federais, Estaduais e Municipais, a fim de evitar o desabastecimento da população.

• Permitir que segmentos essenciais ao setor de transportes sejam mantidos em funcionamento como oficinas, autopeças e borracharias.

Vacinação de funcionários
• Antecipar a vacinação contra a gripe na rede pública para todos os funcionários dos segmentos de abastecimento alimentar.

Horário de funcionamento
• Manter o horário normal de funcionamento das lojas, de segunda a sábado das 7h às 22h e aos domingos das 7h às 20h, ou de acordo com a disponibilidade regional ou de cada empresa, considerando suas particularidades, evitando, assim, aglomerações de clientes e problemas com a segurança dos funcionários.

Cuidados essenciais dos nossos associados nas lojas
• Higienizar os carrinhos de compras.

• Se possível, e de acordo com a disponibilidade do mercado local, utilizar álcool gel em pontos essenciais nas lojas.

• O uso de máscaras e luvas deve seguir as orientações da OMS – Organização Mundial da Saúde ou Ministério da Saúde.

• Reforçar a higienização das áreas comuns das lojas.

• Se possível, e de acordo com a disponibilidade do mercado local, manter álcool gel em todos os caixas.

• Orientar quanto ao acesso de apenas 1 (uma) pessoa por compra, evitando assim aglomerações.

• Orientar para que idosos acima de 60 anos e pessoas pertencentes ao Grupo de Risco evitem sair de casa e solicitem que algum parente ou amigo possa fazer a compra por eles.

• Orientar para que não levem crianças às lojas.

• Orientar aos clientes que apresentem sintomas de gripe que solicitem a um parente ou amigo para fazer as compras por ele.

• Orientar os clientes a manterem distância mínima de 1 metro entre as pessoas.

• Implementar um protocolo de controle de entrada dos clientes, sendo 1 (um) a cada 10m² com controle de fluxo de acordo com a saída. Esta medida é muito importante para a segurança de todos!

• Estimular o cliente a pagar suas compras com cartões para reduzir a manipulação de dinheiro.

• Se possível, e de acordo com a disponibilidade de compra dos equipamentos necessários, implementar um protocolo de medição de temperatura em todos os colaboradores, promotores e terceiros antes de iniciarem a jornada de trabalho.

• Suspender temporariamente todas as degustações de alimentos nas lojas.

Campanha de vacinação dos idosos
• Incentivar os idosos acima de 60 anos, através da comunicação das lojas, sobre a importância de aderirem o quanto antes à campanha nacional de vacinação contra a gripe.

Comunicação
• Divulgação, nos meios de comunicação interna das lojas, de informações sobre prevenção, higienização e consumo consciente.

• Comunicação externa em mídias sociais sobre os cuidados de higienização e horário de funcionamento das lojas.

Enquanto Instituição responsável por representar os Atacarejos associados, somos a favor do isolamento social, mas também nos preocupamos e temos o dever e a responsabilidade, de acordo com a essencialidade do nosso negócio, de garantir o abastecimento de alimentos e congêneres a toda população brasileira.

Todas essas medidas são recomendações da ABAAS visando o bem comum de toda população brasileira, dos consumidores, clientes e dos colaboradores, que estão fazendo a sua parte e que merecem aplausos, pois são verdadeiros heróis.

Recomendamos, finalmente, a todos os nossos associados que enviem esta “Carta Aberta” a todos os Governadores e Prefeitos das suas respectivas regiões, incluindo eventuais pleitos locais em benefício da população atendida pelas vossas filiais.

DIRETORIA DA ABAAS