Há aqueles que acreditam que os períodos de dificuldade também trazem oportunidades para quem sabe aproveitá-los. É com esse direcionamento que trabalham as provedoras de tecnologia no país, que acabam criando soluções para resolver problemas das companhias e opções de serviços para empresas em diversos segmentos. Porém, em meio a tanta inovação, é importante tomar algumas precauções antes de decidir qual a melhor opção tecnológica você vai adotar na sua empresa. Esse cuidado garantirá que a provedora contratada não feche amanhã e o atacadista fique com um “elefante branco na mão”.
Por isso, antes de contratar, é preciso avaliar quem já usa a solução, há quanto tempo ela está no mercado, quais os planos de expansão, se faz parte de algum grupo maior, se tem investimento de fora etc. “Também vale verificar as possibilidades de integração com outros sistemas e dar preferência a tecnologias que rodem na nuvem, os conhecidos Cloud Services. Eles não vão exigir custo de máquinas e estrutura física, por exemplo, e facilitam o acesso em múltiplas plataformas e até mesmo a gestão remota. Também vale avaliar em quanto tempo a contratação se paga e qual o ganho ou a economia que ela irá proporcionar”, alerta Fernando Souza, consultor e professor de Marketing Digital e Mídias Sociais.
Para equilibrar os números e manter a competitividade do negócio, no caso das bandeiras de atacado de autosserviço, o planejamento estratégico deve incluir não só as metas de aumento de vendas como também as de diminuição de gastos.
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