De volta para o carrinho

jul 18, 2018

Períodos de crise econômica exigem que, em um determinado momento, ajustes sejam feitos na rotina. Normalmente consumidores acabam buscando substituir itens por versões similares e mais baratas, ou até mesmo abrem mão de categorias de produtos. Porém, desde meados de 2017, o país movimenta-se para sair da recessão e, aos poucos, antigos padrões de consumo vão sendo retomados. Pelo menos é o que mostra uma pesquisa da Kantar Worldpanel, com dados de novembro de 2016 a novembro de 2017. Entre os produtos que haviam deixado de ser comprados e que voltam gradualmente aos lares estão manteiga, batata congelada, requeijão, azeite e pão industrializado.

O retorno dessas categorias às casas é fruto, principalmente, da queda da inflação e da melhora no índice de emprego. Segundo avaliação da Kantar, esses fatores contribuem para o consumidor comprar mais. Além disso, o brasileiro está mais otimista com a situação econômica do País. A retomada naturalmente começa com os itens mais básicos e com maior presença no dia a dia dos domicílios. Os cinco produtos que se destacaram no estudo compõem as refeições, inclusive o café da manhã, que também passou a ser realizado em casa para reduzir gastos.

O levantamento também aponta que essa melhora ocorreu tanto na cesta nacional quanto na região que inclui os Estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. O melhor resultado coube à batata congelada: alta de 32,8% em volume na cesta Brasil. Voltaram a adquirir a categoria 1,5 milhão de lares. As batatas também apresentaram alta em volume de 18,1% em Minas Gerais e Espírito Santo e de 34,7% na Grande RJ.

Daqui para frente

Caso a economia siga em ascensão, aos poucos, o carrinho de compras do brasileiro ficará mais cheio. A expectativa é que, depois dos itens de mercearia, será a vez de higiene e beleza, perecíveis e bebidas. O avanço, porém, deverá ser mais lento, pois esses produtos sofreram mais com a alta no preço e alguns não são tão essenciais, de acordo com a Kantar.

O estudo também aponta que outras categorias apresentaram crescimento: massa fresca, adoçante, água mineral, escova dental e shampoo. E outro movimento observado é a recuperação de marcas de maior valor agregado, que foram alvo de trade down nos últimos anos. O desafio agora é o varejo se adequar a essa nova rodada de mudanças para ampliar a frequência de compras nas lojas.

Apesar das mudanças, alguns hábitos poderão ser mantidos como a preferência pelas embalagens menores e econômicas e a busca por promoções. Um cuidado importante é adotar ações que elevam o tíquete médio, mas não comprometem a margem. Hora de focar na rentabilidade.

Fonte: Supermercado Moderno (https://www.sm.com.br/detalhe/categorias/elas-voltaram-a-casa-do-consumidor)