O hábito de vida da população brasileira mudou muito nos últimos anos. A procura por uma alimentação mais saudável, a prática de esportes e uma rotina equilibrada são pontos em destaque. Segundo estudo feito pela Mckinsey&Co, da Europa, a venda de frutas, legumes e verduras pode incrementar até 10% as vendas anuais, inclusive em mercados com baixo crescimento da economia.
Com a crescente demanda por produtos frescos, aquilo que talvez era apenas um complemento de sortimento passou a ser uma categoria relevante. “O investimento nesse setor tem uma característica singular, permitindo um aumento no trafego das lojas”, explica o professor Claudio Felisoni, presidente do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (IBEVAR).
Essa tendência indica que os consumidores passaram a valorizar mais a qualidade dos produtos. A pesquisa europeia obteve uma base aprofundada sobre a qualidade percebida de frutas e vegetais vendidos por varejistas de alimentos nos países consultados: França, Alemanha, Suíça e Reino Unido. “Os produtos industrializados que estão nas prateleiras não permitem diferenciação, essa distinção vem exatamente do campo, dos produtos agrícolas. O estudo mostra que na Europa, onde foi realizado, há espaço para um grande desenvolvimento neste setor. E se existe esse grande potencial no mercado europeu, imagina aqui no Brasil”, complementa Felisoni.
Fonte: Newtrade