Grupo Pereira é a primeira empresa varejista do Brasil a receber a certificação internacional que atesta a adoção de
boas práticas contra o etarismo, como a contratação de profissionais 50+
Por Vania Nocchi
Com mais de 17 mil colaboradores, sendo dois mil com idades acima de 50 anos, o Grupo Pereira foi a primeira empresa de varejo do Brasil a receber a certificação internacional Age Friendly Employer (“empregador amigo da idade”, em português), concedida a empresas que assumem o compromisso com a diversidade etária pelo Age Friendly Institute, dos Estados Unidos. O objetivo do reconhecimento pela instituição norte-americana é destacar empresas que dão oportunidade para pessoas experientes se dedicarem às atividades laborais de forma digna e respeitosa.
Para obter a certificação, o grupo foi avaliado quanto às boas práticas, cultura organizacional, relacionamento com colaboradores, recrutamento de pessoas e práticas de gestão, entre outros quesitos. As ações de inclusão e diversidade etária realizadas pelo Grupo Pereira são desenvolvidas a partir de estudos que buscam valorizar profissionais com mais experiência, levando em conta o fato de que, muitas vezes, eles encontram dificuldades em conseguir uma colocação no mercado de trabalho.
João Alberto Pereira, Vice-Presidente da empresa, ressalta o desempenho e a responsabilidade dos profissionais experientes enquanto exercem suas funções. “Eles fazem toda a diferença no nosso motor de trabalho, são pessoas com muito comprometimento. A certificação veio para nos coroar pelo trabalho desenvolvido internamente, consideramos ações desse tipo como atitudes muito importantes para a sociedade”, avalia.
O programa Age Friendly Employer, representado no Brasil pela consultoria Maturi, foi criado há 17 anos para reconhecer empresas que têm boas práticas contra o etarismo, reforçando o compromisso das organizações no sentido de seguir avançando no tema durante os dois anos de validade da certificação.