O ano de 2016 não poderia ter sido melhor para o Assaí Atacadista. A rede ultrapassou a marca de 100 lojas em todo o país, alcançando as cinco regiões brasileiras. Só em Dezembro foram abertas a segunda unidade da rede em Praia Grande e a primeira em São Vicente, ambas no litoral paulista. Foi inaugurada, também, a primeira unidade do Assaí em Belém (PA), alcançando um novo Estado, o 16° no território brasileiro e o segundo na região norte. A rede atacadista ainda inaugurou uma unidade em Paulo Afonso, na Bahia, e em São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte.
Crescimento
O Assaí registrou o maior crescimento da sua história, reportando um aumento de 45,7% nas vendas líquidas no terceiro trimestre de 2016, na comparação com o mesmo período de 2015. No acumulado do ano passado até dezembro, o Assaí já acumulava um crescimento de 39,8%. “Hoje, o Assaí é o principal negócio do segmento alimentar do GPA, com 37% de participação. O modelo tem se mostrado com uma assertividade bastante positiva e que merece destaque”, comenta Gomes. São dois os principais pilares que sustentam o crescimento do Assaí nos últimos anos. O primeiro deles é a reestruturação do formato de loja, que vem acontecendo desde 2012 com o objetivo de desenvolver um modelo de negócio ainda mais assertivo para seus públicos-alvo e atrativo para novos clientes.
O segundo pilar é a expansão orgânica: a loja de Natal é a 13ª inaugurada em 2016. “O Assaí vem apresentando crescimento constante de dois dígitos nos últimos trimestres e acumula, nos últimos quatro anos, aumento de 200% em vendas brutas. Esse avanço, motivado pela maior preocupação dos consumidores com relação aos preços, também se reforça no plano de aberturas e modernização das lojas, que foi intensificado nos últimos dois anos”, finaliza Gomes.