De acordo com o 46° Ranking de SM, publicado na revista Supermercado Moderno, os atacarejos foram destaque no ano passado. O canal aparece como segundo formato do varejo alimentar, impulsionado principalmente pelas inaugurações. Já super e hipermercados continuam promovendo ajustes para se adequar a mudanças do mercado e desafios do cenário econômico. Segundo a publicação foram abertas 143 lojas a mais em 2016 se comparado ao ano anterior.
O formato cresceu 14,1% real em 2016 e aumentou em dois pontos percentuais sua participação de mercado. Em valores, isso significa uma diferença de mais de R$ 10 bilhões em relação ao faturamento do hipermercado. Ano passado, a distância era de pouco mais de R$ 320 milhões.
Com a crise, a migração para o formato foi mais intensa. “Há casos de lojas de Cash & Carry que já têm 70% de suas vendas no consumidor final”, afirma Bruno Ribeiro de Oliveira, sócio da Falconi Consultores de Resultados. Isso promoveu mudanças no sortimento. Segundo Oliveira, muitas redes já trabalham com, pelo menos, uma versão de maior valor em diversas categorias.
Fonte: Supermercado Moderno