sábado - 19 de abril de 2025
sábado - 19 de abril de 2025

Os Comitês da ABAAS

A ABAAS conta, atualmente, com seis Comitês permanentes, cada um dedicado a áreas estratégicas, para o fortalecimento e a evolução do canal Atacarejo. Esses grupos reúnem especialistas e representantes das principais Redes Associadas, para discutir desafios, propor soluções e defender os interesses do setor.

Além disso, dois novos comitês serão criados para abordar temas estratégicos. Confira abaixo os detalhes de cada um:

Atua na defesa dos interesses do Atacarejo junto a órgãos públicos, Assembleias Legislativas e Congresso Nacional. Ele monitora leis e projetos em tramitação, além de representar a ABAAS em ações judiciais quando necessário.

Analisa novas legislações e decisões judiciais que impactam o setor. Recentemente, o comitê contribuiu para a revisão de normas fiscais que beneficiam as operações do canal.

Focado em redução de furtos, avarias e desperdícios nas lojas. Entre as ações recentes, destacam-se diretrizes para logística eficiente e parcerias com indústrias para minimizar perdas na cadeia de suprimentos.

Promove boas práticas de segurança nas operações do Atacarejo. Recentemente, padronizou normas para estruturas de porta-paletes, seguindo a NBR 17150:2024, e elaborou uma cartilha de segurança para câmaras frias e trabalhos em altura.

Promove a inclusão e o respeito no ambiente de trabalho. Entre as iniciativas, destacam-se a cartilha de boas práticas antirracistas e treinamentos para equipes sobre diversidade e acolhimento de pessoas trans.

Criado em 2024, este comitê analisa e implementa boas práticas para garantir eficiência na cadeia de suprimentos. Após as chuvas no Rio Grande do Sul, o grupo otimizou rotas de entrega e revisou contratos logísticos para evitar rupturas e garantir o abastecimento das lojas.

Este novo comitê reunirá diretores de compras, engenheiros e coordenadores de manutenção das 25 associadas. O objetivo é discutir boas práticas e desafios na aquisição e manutenção de equipamentos, visando reduzir custos e aumentar a eficiência operacional.

Este comitê será dedicado a discutir os avanços e desafios da tecnologia no Atacarejo, com foco em Inteligência Artificial (IA), softwares e equipamentos de TI. A ideia é trocar experiências sobre como a IA pode modernizar o setor, desde a gestão de estoques até a experiência do cliente, além de compartilhar soluções para problemas comuns na área de informática.