ABIC
Há meio século, um grupo de empresários se reuniu para criar uma importante associação de fortalecimento do café.
Desde 1973, a ABIC passou de um grupo focado na promoção da bebida para uma instituição sólida, pioneira na certificação de cafés no Brasil, algo que a tornaria reconhecida em todo o mundo!
E, se o café no mercado brasileiro é puro hoje em dia, não há dúvidas de que foi graças à ABIC, que em 1989 pegou para si a tarefa de impulsionar a qualidade por meio da autorregulamentação do café torrado e moído no Brasil.
Para além das certificações, ao longo dessas cinco décadas, a ABIC atuou de forma contundente no enfrentamento e combate aos cafés fraudados e impuros. Um caminho que não foi simples, mas contribuiu fortemente para a evolução do mercado e do consumo.
Após a criação e a implementação do Selo de Pureza, nos anos 90, a ABIC investiu na expansão do mercado, com campanhas de marketing memoráveis, pesquisas e um trabalho intenso de formação do consumidor.
O resultado não poderia ser outro: o brasileiro e a brasileira começando a tomar um café de melhor qualidade, a indústria se aprimorando e a ABIC com uma atuação contínua, buscando ano após ano criar iniciativas para seguir essa trilha.
Assim, em 2004, nasceu o Programa de Qualidade do Café, uma certificação inédita para café torrado que atesta os atributos sensoriais e promove a segmentação por categorias de qualidade do produto, sendo reconhecido mundialmente como referência do setor cafeeiro. Em 2007, a ABIC desenvolveu os programas Cafés Sustentáveis do Brasil, Café na Merenda, Saúde na Escola e Círculo do Café de Qualidade, alguns deles em funcionamento até hoje.
Atualmente, a ABIC segue inovando e preparando o solo fértil do que se tornará o potente mercado de café do Brasil do futuro.
O primeiro passo foi dado recentemente, com a modernização dos selos do Programa de Qualidade do Café e do Programa Cafés Sustentáveis do Brasil, que agora contam com um QR-Code com informações sobre o produto, conferindo mais segurança e rastreabilidade para o café do brasileiro e da brasileira.
O Programa de Qualidade passou a ter cinco estilos de café: Tradicional/Extraforte, Gourmet, Superior e Especial, ou seja, contemplando o portfólio completo de produtos que o consumidor procura, respeitando suas preferências, em diferentes formatos.
É a ABIC sempre inovando e garantindo a pureza e a qualidade na mesa do consumidor e um produto seguro e certificado na sua gôndola.