A Associação Brasileira de Atacadistas de Autosserviços – ABAAS, que representa nove grandes empresas que operam no mercado cash & carry: Atacadão, Assaí Atacadista, Maxxi Atacado, Mart Minas Atacado & Varejo, Villefort Atacadista, Tenda Atacado, Roldão Atacado, Spani Atacado e Makro, fechou o ano de 2016 com grandes conquistas. Uma delas aconteceu durante o primeiro workshop realizado pela entidade em São Paulo, em novembro. O evento, realizado no hotel Unique, lotou o auditório com representantes das principais empresas fornecedoras de produtos que operam nesse segmento, além da imprensa e demais empresários ligados ao setor.
Ricardo Roldão, presidente da ABAAS e CEO do Roldão Atacado, destacou a importância dessa iniciativa: “foi um passo importante para que possamos criar uma associação forte e que contribua para a consolidação desse mercado. O nosso segmento é um canal de futuro e com esse primeiro fórum a gente quer estreitar o relacionamento com a indústria, mostrando para ela as necessidades do setor, e também trazer outros players para a nossa associação”.
Durante a programação, as empresas Nielsen, Advantage Group e Kantar Worldpannel Brasil mostraram a evolução do atacarejo como o segmento do comércio que mais cresce no país e apontaram importantes caminhos para tornar o relacionamento entre o canal e a indústria mais eficiente.
O workshop também promoveu a assinatura de um convênio entre a ABAAS e a GS1 – Associação brasileira de automação, que visa promover e apoiar a utilização dos padrões GS1 de identificação e codificação nas lojas. “Com esse acordo nós esperamos melhorar a qualidade de informações de dados por meio do cadastro nacional de produtos (CNB) e também a melhoria no gerenciamento do código de validade utilizando nossos padrões. E, por fim, aumentar a eficiência do setor por meio da diminuição de rupturas, redução dos custos e na obtenção de melhores índices de produtividade”, ressaltou o presidente da GS1, João Carlos de Oliveira.
As empresas Ambev, BRF, Colgate-Palmolive, Flora, Itambé, Heineken, L’Oréal e Ypê, patrocinadoras do evento, fizeram suas apresentações e apontaram seus resultados nesse canal, reforçando sua disposição em trabalhar para propor soluções voltadas às necessidades dos atacadistas de autosserviço. Ricardo Roza, diretor de marketing da Ambev, destacou que o canal cash & carry tem uma performance muito acima de qualquer outro canal na operação da empresa, seja sob a ótica de penetração, quantidade ou valor. “Observamos também que grande parte do crescimento vem através de vendas unitárias, reforçando a migração do consumidor final para o canal, o que configura uma tendência inegável”, afirmou.
Oliver Fuljahn, diretor nacional de vendas da Heineken, ressaltou o crescimento e a evolução do canal, que acontece muito acima da média na categoria de cerveja nos últimos anos. “Dentro da realidade da Heineken, o cash & carry é um canal extremamente relevante, representando dentro do acumulado do ano de 2016, 6% da nossa operação. E quando analisamos os dados da Nielsen que revela que o canal já está em 45% dos lares brasileiros e apenas 10% deles se abastece de cerveja no cash & carry, percebemos o tamanho da oportunidade que temos”, destacou.
O fórum também apresentou os canais de comunicação da ABAAS, que conta com a Revista ABAAS, o portal na internet, a newsletter e o blog, responsáveis pela divulgação das informações, dados de mercado e principais movimentações do canal.