40 anos de Bahamas

nov 29, 2023

Conheça a história de Jovino Campos e saiba como um pequeno bar de Juiz de Fora se transformou em uma verdadeira potência no Atacarejo

Por Vania Nocchi

Filho de um carpinteiro e de uma dona de casa, Jovino Campos começou a trabalhar aos 12 anos de idade engraxando sapatos. Depois, foi caixeiro em um armazém e ajudante de marceneiro, profissão que ocupou até ir para o Exército, em 1980. A família era grande (11 irmãos) e muito humilde. Foi por isso que o empresário precisou, logo cedo,
se juntar aos trabalhadores da casa.

Quando retornou do Exército, voltou a trabalhar com fabricação de móveis, e conseguiu juntar algum dinheiro para montar um bar com o então amigo de infância, Paulo Roberto Lopes, em Juiz de Fora (MG). “O bar Ba’Hamas durou pouco, resol-
vemos ir mudando para uma mercearia, no mesmo local. Depois, fomos abrindo filiais nos bairros mais próximos, mas a maioria delas não vingou”, conta.

Esse é o início da história do Grupo Bahamas, que hoje, 40 anos mais tarde, figura entre as principais redes do país e tem 74 lojas espalhadas pelo estado de Minas Gerais, além de dois grandes centros de distribuição.

PÃO PARA REVENDER, EMPRÉSTIMOS E FIADO

Do pequeno bar localizado no bairro de Santa Luzia à grande rede que se tornou o Bahamas,
foram muitos desafios. Diariamente, o bar abria às 6h. Antes, por volta das 5h30, um dos sócios ia de bicicleta até a padaria do bairro comprar pão para revender. As portas ficavam abertas até o último cliente sair, o que, muitas vezes, representava passar a madrugada em claro.

Jovino e Paulo não tinham experiência e tiveram que aprender com os próprios erros. Se hoje a empresa gera quase 10 mil empregos diretos, no início tudo era feito pessoalmente pelos amigos. Jovino faz questão de valorizar a trajetória da dupla: “Passamos muito sufoco. No começo, pegamos empréstimo, fabricamos os móveis e vendíamos fiado para manter os clientes. Anos depois, finalmente os negócios começaram a prosperar”.

SOCIEDADE QUE VIROU FAMÍLIA

Jovino e Paulo se conheceram no bairro em que viviam, jogando peladas e, claro, tomando cerveja. Mas a relação de amizade, que virou sociedade, também acabou se transformando em uma família. “Sou casado há 39 anos com a irmã dele, a Marta. Temos quatro filhos e três netos. Nos casamos em 1984, pouco tempo depois que abri o bar com o Paulo”, revela Jovino.

Por um longo período, os sócios contaram com a colaboração dos irmãos, que trabalharam no negócio. Jovino recorda que “eles foram grandes responsáveis pelo crescimento da empresa. Alguns de nossos filhos também trabalharam conosco. Hoje todos fazem parte do conselho de família e alguns farão parte do conselho consultivo, que está sendo criado”.

TEIMOSIA E PERSISTÊNCIA

“Costumo dizer que sou um profissional muito teimoso. Lembro que passamos por fases difíceis na nossa empresa, muitos achavam que o nosso negócio não ia durar muito, consultores sugeriram que devíamos pedir concordata. Mas, além de

teimosos, nós éramos persistentes e acreditávamos na força do trabalho. Éramos também pessoas de sorte, e sempre acreditamos que quanto mais trabalhamos, mais sorte temos”, diz o empresário.

Jovino conta ainda que o Bahamas Mix é uma das marcas do Grupo Bahamas e só veio muito tempo depois, com uma experiência que também não deu muito certo. Mas hoje o Atacarejo representa 60% dos negócios. Para ele, o sucesso se deve principalmente ao time que atua diariamente com foco no crescimento da rede, nas áreas administrativa, logística e de operação de lojas: “Temos o auxílio de uma equipe de profissionais de primeira linha, que nos ajudam na tomada de decisões para sermos mais assertivos”.

Foi assim que o pequeno negócio de bairro se tornou uma potência. Atualmente, cinco bandeiras compõem o Grupo Bahamas, além do Bahamas Mix: Supermercado Bahamas, Empório Bahamas, Bahamas Hipermercado, Bahamas Mercado, Bahamas Express e Bahamas Cred, cartão de crédito exclusivo da rede.

Jovino segue acordando cedo, como sempre fez, e faz questão de acompanhar pessoalmente o trabalho desenvolvido no Grupo. “O setor de varejo é muito dinâmico, principalmente o alimentar, por isso, para nos manter no mercado, temos que
ficar atentos às mudanças”, ensina.


GRUPO BAHAMAS EM NÚMEROS

● Fundação: 1983
● 74 lojas no estado de Minas Gerais
● 12 mil itens à venda
● Quase 10 mil colaboradores diretos
● 6 marcas
● 2 centros de distribuição
● 13° lugar no ranking da ABAAS