Paulo Roberto Alves, Superintendente Executivo da ABAAS, no evento no IPEM.
A Associação Brasileira dos Atacadistas de Autosserviço (ABAAS), em parceria com o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (IPEM-SP), realizou, no dia 8 de maio, o evento “A Metrologia Legal na área do comércio atacadista”. O seminário teve o intuito de prestar orientações para os gestores de estabelecimentos comerciais e debateu questões sobre fiscalização de lojas e proteção ao consumidor.
“O evento é uma importante iniciativa para orientar, treinar e capacitar o segmento de atacado de autosserviço, aproximando os lojistas do órgão fiscalizador. É uma oportunidade para sanar dúvidas sobre os procedimentos e pré-requisitos do IPEM. Mais uma atividade da ABAAS para beneficiar e instruir seus associados”, declara Paulo Roberto Alves, Superintendente Executivo da Associação Brasileira dos Atacadistas de Autosserviço (ABAAS).
O evento contou com a participação do Superintendente do IPEM-SP, Guaracy Fontes Monteiro Filho, do Superintendente Adjunto do IPEM-SP, Arlindo Afonso Alves, da diretoria e dos servidores da autarquia paulista, de representantes da ABAAS e do Presidente do Fórum Nacional dos Órgãos Delegados do Inmetro, Maycon Danylo Araújo Monteiro.
De acordo com o Secretário Adjunto da Justiça e da Defesa da Cidadania, Luiz Souto Madureira, “a presença dos participantes do segmento e das autoridades de outros estados demonstra o interesse em orientar sobre as normas que devem ser seguidas e a importância do tema, protegendo, dessa maneira, o consumidor, e, de certa maneira, o empresário que trabalha com seriedade”.
“Nossa meta é a educação para o consumo. O evento serve como uma ferramenta para que se avance nas discussões e para que o consumidor não seja prejudicado. Espero que os participantes possam disseminar a informação dentro das empresas, evitando autuações, que são apenas a consequência”, explica o Arlindo Afonso Alves.
O IPEM-SP é um órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). A instituição possui uma equipe de fiscalização formada por especialistas e técnicos, que realiza diariamente, em todo o Estado de São Paulo, operações de fiscalização rotineiras.
“O seminário é muito importante e ultrapassa a questão geográfica, pois os IPEMs também trabalham para a relação comercial correta, além da proteção do consumidor. Acreditamos que grande parte da classe empresarial tem boa vontade e interesse em ser fiscalizada”, comenta o Diretor-geral do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí e Presidente do Fórum Nacional dos Órgãos Delegados do Inmetro, Maycon Danylo Araújo Monteiro.