A Revista ABAAS entrevistou Andrea Mota (foto), executiva da área de Sustentabilidade de uma das marcas mais poderosas do mundo. Abaixo algumas das respostas dela sobre as iniciativas da Coca-Cola Brasil em relação aos recursos hídricos.
Você pode conferir mais sobre como a fabricante comunica as estratégias sustentáveis ao cliente no PDV, que tipo de ações investe nessa área (no Brasil e no mundo), como tem se dado os investimentos da empresa e a previsão para os próximos anos, e ainda de que maneira as ações sustentáveis praticadas podem impactar o consumidor e ajudar nas vendas.
Revista ABAAS – Como o setor industrial pode ser a solução para a economia e reaproveitamento de água no País?
Andrea Mota – Por meio da troca de aprendizados e encaminhamento de ações concretas que possam acelerar uma agenda de soluções para garantir a segurança hídrica. Apesar de considerado um direito e um componente fundamental na qualidade de vida de todos, no Brasil, milhões de pessoas não contam com acesso à água potável. Queremos contribuir para que esse enorme déficit seja reduzido. É nosso papel promover a busca por soluções aos grandes desafios sociais e ambientais do país.
RA – A Coca investe em iniciativas para a repor a água usada na produção das bebidas. Explique como funciona esse projeto?
AM – Além de ser um recurso essencial à vida, e também para economias e ecossistemas, a água é também o principal insumo de todos os produtos do sistema Coca-Cola Brasil, além de um dos principais elos da empresa com a sociedade e com o meio ambiente. Estamos fortemente engajados em liderar ações para proteger as fontes de água, promover seu uso racional e sua conservação. Em 2017 lançamos o Água+ que reúne na mesma plataforma as iniciativas da Coca-Cola Brasil em três pilares, assumindo estratégias com metas claras em cada uma das linhas de ação: +Eficiência, +Disponibilidade e +Acesso.
RA – Defina cada um dos três pilares do projeto Água+?
AM – Com o +Eficiência investimos em medidas que têm possibilitado a diminuição do volume de água utilizado em nosso processo produtivo. Reduzimos em 30% para produção de um litro de bebida em nossas fábricas, nos últimos 16 anos, por meio de inovações nas linhas de produção, com a modernização de equipamentos que trazem benefícios importantes para essa meta. Fora de nossas fábricas, temos o objetivo de garantir a oferta de água para atividades produtivas e consumo doméstico. No pilar +Disponibilidade, conseguimos contribuir para a reposição e sustentabilidade de bacias hidrográficas em mais de 100 mil hectares no Brasil.
RA – Já houve algum resultado?
AM – Em 2013 – sete anos antes do previsto – alcançamos a meta de repor ao meio ambiente 100% do total de água utilizado em nossos processos produtivos. Essa marca foi estabelecida graças à parceria com a Fundação Amazonas Sustentável e do programa Coalizão das Cidades pela Água, liderado pela The Nature Conservancy (TNC), com reposição nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. Para ampliar e reforçar ainda mais esses elos positivos e o compromisso com a água e com a sociedade, a Coca-Cola Brasil e o seu instituto passaram a mobilizar seus talentos, investimentos e capilaridade também a serviço da missão de ampliar o acesso à água no Brasil, indo além das fronteiras das suas fábricas e da própria companhia.
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