Água para todos

set 13, 2018

Revista ABAAS entrevistou Andrea Mota (foto), executiva da área de Sustentabilidade de uma das marcas mais poderosas do mundo. Abaixo algumas das respostas dela sobre as iniciativas da Coca-Cola Brasil em relação aos recursos hídricos.

Você pode conferir mais sobre como a fabricante comunica as estratégias sustentáveis ao cliente no PDV, que tipo de ações investe nessa área (no Brasil e no mundo), como tem se dado os investimentos da empresa e a previsão para os próximos anos, e ainda de que maneira as ações sustentáveis praticadas podem impactar o consumidor e ajudar nas vendas.

Revista ABAAS – Como o setor industrial pode ser a solução para a economia e reaproveitamento de água no País?

Andrea Mota  Por meio da troca de aprendizados e encaminhamento de ações concretas que possam acelerar uma agenda de soluções para garantir a segurança hídrica. Apesar de considerado um direito e um componente fundamental na qualidade de vida de todos, no Brasil, milhões de pessoas não contam com acesso à água potável.  Queremos contribuir para que esse enorme déficit seja reduzido. É nosso papel promover a busca por soluções aos grandes desafios sociais e ambientais do país.

RA – A Coca investe em iniciativas para a repor a água usada na produção das bebidas. Explique como funciona esse projeto?

AM – Além de ser um recurso essencial à vida, e também para economias e ecossistemas, a água é também o principal insumo de todos os produtos do sistema Coca-Cola Brasil, além de um dos principais elos da empresa com a sociedade e com o meio ambiente. Estamos fortemente engajados em liderar ações para proteger as fontes de água, promover seu uso racional e sua conservação. Em 2017 lançamos o Água+ que reúne na mesma plataforma as iniciativas da Coca-Cola Brasil em três pilares, assumindo estratégias com metas claras em cada uma das linhas de ação: +Eficiência, +Disponibilidade e +Acesso.

RA – Defina cada um dos três pilares do projeto Água+?

AM – Com o +Eficiência investimos em medidas que têm possibilitado a diminuição do volume de água utilizado em nosso processo produtivo. Reduzimos em 30% para produção de um litro de bebida em nossas fábricas, nos últimos 16 anos, por meio de inovações nas linhas de produção, com a modernização de equipamentos que trazem benefícios importantes para essa meta. Fora de nossas fábricas, temos o objetivo de garantir a oferta de água para atividades produtivas e consumo doméstico. No pilar +Disponibilidade, conseguimos contribuir para a reposição e sustentabilidade de bacias hidrográficas em mais de 100 mil hectares no Brasil.

RA – Já houve algum resultado?

AM – Em 2013 – sete anos antes do previsto – alcançamos a meta de repor ao meio ambiente 100% do total de água utilizado em nossos processos produtivos. Essa marca foi estabelecida graças à parceria com a Fundação Amazonas Sustentável e do programa Coalizão das Cidades pela Água, liderado pela The Nature Conservancy (TNC), com reposição nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. Para ampliar e reforçar ainda mais esses elos positivos e o compromisso com a água e com a sociedade, a Coca-Cola Brasil e o seu instituto passaram a mobilizar seus talentos, investimentos e capilaridade também a serviço da missão de ampliar o acesso à água no Brasil, indo além das fronteiras das suas fábricas e da própria companhia.

Leia a matéria na íntegra aqui.