O NielsenIQ Discover é uma nova ferramenta criada para facilitar a organização de informações e colaborar na tomada de decisões baseadas no comportamento do consumidor e do mercado
Por Vania Nocchi
Analisar dados relacionados ao comportamento de consumidores e mercados é uma tarefa desafiadora para as grandes empresas devido ao volume e à variedade de informações sobre centenas ou milhares de clientes. No entanto, para chegar a uma tomada de decisão estratégica e eficaz que promova crescimento e solidez, é essencial coletar, armazenar e organizar os dados de forma adequada.
Uma ferramenta lançada recentemente pela empresa NielsenIQ foi criada para fazer esse trabalho de forma intuitiva, transformando dados em insights importantes para o planejamento de ações estratégicas. O NielsenIQ Discover colabora para impulsionar o crescimento das empresas por meio da combinação de dados do setor a uma boa experiência de usuário – a plataforma é inteligente, segura, intuitiva e fácil de interpretar.
Construído sobre os módulos da plataforma Connect (que abrange fontes de dados de varejo e consumidor, estúdios de análise e entrega de dados baseada em nuvem), e integrado à inteligência artificial, o Discover facilita a adoção de uma estratégia comercial crítica a partir de uma experiência moderna e conectada para todos os usuários.
ESTRATÉGIA PARA TOMAR DECISÕES
Considerando a necessidade de reduzir os custos e o tempo investidos na análise de dados, o NielsenIQ Discover tem um design funcional e intuitivo com templates personalizáveis e de fácil interpretação. Além disso, as informações são exibidas sob demanda. Em outras palavras, com a ferramenta, o usuário tem a liberdade de selecionar as áreas que deseja analisar, permitindo identificar oportunidades de mercado de maneira segmentada. Com os dados organizados, é possível pensar em ações estratégicas relacionadas a preços, campanhas de marketing e aquisição de ferramentas de inovação, tudo isso alinhado a interesses específicos. Outra funcionalidade importante do NielsenIQ Discover é colaborar para a capacitação de equipes empenhadas em fazer a análise estratégica de dados importantes para a empresa.
“O Discover oferece uma experiência completa para o usuário: prepara, organiza e avalia os dados que vão auxiliar diretamente na tomada de decisões. É uma plataforma inteligente e flexível, cujo objetivo é ajudar as empresas a lidarem estrategicamente com o mercado e com os seus clientes”, explica Jonathas Rosa, líder de Customer Success para Varejo da NielsenIQ. A análise estratégica de dados é fundamental para o sucesso e o crescimento das empresas. Isso porque, a partir das informações sobre os dados reais e completos do mercado, é possível adaptar as operações levando em conta o que o público consumidor necessita ou deseja.
INSIGHTS
- Analisar o mercado com o objetivo de identificar oportunidades e ameaças facilita a adoção de ações eficazes, como a oferta de produtos e serviços diferenciados para atender às necessidades dos clientes, criando
vantagem competitiva.
- Identificar novos segmentos de mercado, oferecer novos produtos ou serviços, expandir o número de lojas ou fazer parcerias estratégicas são algumas das possibilidades que surgem a partir da análise inteligente de dados.
- Quando monitoradas adequadamente, as preferências do público consumidor e as tendências de mercado são
pontos de partida para que a empresa se antecipe às inovações e às mudanças de comportamento dos clientes.
- Nas empresas que lidam com operações complexas, otimizar a análise de dados melhora a eficiência operacional, permitindo a adoção de novas tecnologias, reestruturações ou realocações de acordo com os resultados obtidos.
- Eficiência operacional significa aumento de produtividade e redução de custos. Ao eliminar desperdícios e otimizar operações, é possível melhorar a rentabilidade e fortalecer a saúde financeira das empresas.