Skol, Bradesco, Itaú, Brahma e Globo são as marcas mais valiosas do Brasil, de acordo com o relatório Brandz, realizado pela WPP em parceria com a Kantar Consulting. As cinco figuram também no top 10 da América Latina. No ranking de países, o Brasil ocupa o segundo lugar como país que possui mais marcas valiosas, atrás apenas do México.
As 60 marcas mais valiosas do Brasil valem, juntas, US$ 65 bilhões. A Skol, da Ambev, que está no topo da lista há seis anos, vale US$ 8,2 bilhões. A marca do Bradesco, que cresceu 58% em comparação ao último estudo, realizado no ano passado, está cotada em US$ 7 bilhões; a do Itaú, em US$ 6,2 bilhões. A marca da Brahma foi avaliada em US$ 4,4 bilhões e a da Globo em US$ 4,3 bilhões. No geral, o estudo identificou um aumento de 23% no valor das marcas participantes.
A Havaianas, marca da empresa Alpargatas, de um ano para o outro, cresceu 156%. Outras empresas que também apresentaram um bom desempenho em termos de valorização de marca foram: Magazine Luiza, que teve uma valorização de 133%, e Banco do Brasil, com um aumento de 127%, em relação a 2017.
Realizado anualmente, o Relatório Brandz se baseia em dados financeiros da Bloomberg e da Kantar Millward Brown e na opinião dos consumidores. São mil entrevistas sobre 34 itens, feitas com mais de 54 mil consumidores latino-americanos.