Os produtos de uso comum das famílias – como alimentos, bebidas, limpeza, higiene e cuidados pessoais – sempre estão presentes nas listas de compras, e isso reflete no resultado do faturamento do segmento atacadista distribuidor. Em 2017, o setor cresceu 0,7% em termos reais, atingindo faturamento de R$ 259,8 bilhões. Os dados da pesquisa Abad/Nielsen mostram que isso significa uma fatia de 53,6% do mercado mercearil nacional. Este é o 13º ano consecutivo em que a participação do atacado distribuidor nesse mercado permanece superior a 50%.
Os números confirmam ainda que o Sudeste se destaca (com 38% do setor) em termos de faturamento, seguido pelo Nordeste (25%), pelo Sul (15%), pelo Centro-Oeste (13%) e pelo Norte do País (8%). Estima-se que o setor mercearil é um dos que menos sofre, mesmo em períodos de crise econômica, pois o consumidor consegue substituir os produtos de primeira linha por outros mais baratos. O estudo mostra ainda a consolidação do crescimento das empresas de porte médio que atendem apenas a um Estado. Nesse caso, o faturamento nominal chegou a 9,4%, enquanto que as empresas que atendem a mais de um Estado tiveram crescimento de 1%.
Fonte: Fecomércio SP