A Bunge anunciou que investirá R$ 10 milhões este ano na região Nordeste. Sua primeira ação foi a instalação da Academia Bunge, um centro de capacitação voltado para o desenvolvimento dos profissionais dos segmentos de panificação, confeitaria e food service. O projeto, inaugurado esse mês fica em Boa Viagem – Recife/PE, e é o terceiro do modelo no país. A expectativa é que a unidade atenda cerca de quatro mil profissionais por ano com objetivo de capacitar clientes da empresa para que ofereçam produtos de melhor qualidade e expandam seus negócios.
Para atender esse mercado transformador, a Bunge também conta com o canal de atacado de autosserviços para distribuir seus produtos. De acordo com o diretor comercial de consumo da empresa Gerson Francisco, as melhores oportunidades de crescimento estão no portfólio de ingredientes para os clientes transformadores. Confira a entrevista exclusiva que o executivo concedeu ao portal ABAAS.
ABAAS: Como a Bunge vê o crescimento do atacado de autosserviço no Brasil nos últimos anos?
Gerson Francisco: O atacado de autosserviço deve continuar crescendo nos próximos anos, pois claramente virou uma opção de compra do shopper. A abertura de novas lojas também contribuirá para a expansão deste canal. Para a Bunge, o crescimento do atacado de autosserviço é muito importante, porque ajuda a fortalecer a presença de nossas marcas em todo o país.
ABAAS: Sabemos que o Cash & Carry possui algumas demandas específicas, diferentes de outras empresas que operam apenas no varejo. Há um atendimento diferenciado Bunge para atender esse canal?
GF: Entendemos que a dinâmica do canal é diferenciada, portanto todo planejamento e ações são específicas para este formato. Na maior parte dos casos contamos com uma equipe de vendas dedicada para o atendimento do Cash & Carry em todo o Brasil.
ABAAS: Qual a importância do canal no faturamento de sua empresa hoje? É o ideal ou acredita que há espaço para melhorar os resultados?
GF: Sempre tivemos uma boa participação neste canal e também temos um portfólio que é bastante alinhado ao shopper do atacado de autosserviço. Acreditamos que podemos aumentar a nossa presença neste canal com ações específicas para este formato e com fortalecimento do nosso portfólio em todas as lojas.
ABAAS: O que é essencial para desenvolver sua marca dentro desse canal? Já existem estratégias desenvolvidas para potencializar os resultados?
GF: Acreditamos na expansão do nosso portfólio, e também na revisão do mix de atuação nas mais diferentes regiões do país. Atualmente, temos planos de negócios alinhados com os clientes, com o qual conseguimos planejar todo o calendário promocional, além de potencializar as atividades nas mais diversas campanhas sazonais dos clientes.
ABAAS: Dentre os produtos do portfólio da Bunge, quais tem maior destaque no canal?
GF: Temos alguns destaques como margarinas, farinhas, atomatados, azeites e óleo de soja. Além destas categorias, as grandes oportunidades de crescimento estão no portfólio de ingredientes para os clientes transformadores e no portfólio para consumidor final, como lançamentos de nossa linha Salsaretti Dressing de Mostarda, Barbecue e Catchup – nas versões topdown.
ABAAS: Como foi o resultado da Bunge em 2016 nesse canal e o que a empresa projeta para 2017?
GF: Os resultados foram muito positivos, mas ainda temos um grande potencial para crescer novamente este ano.