Cargill registra crescimento nas vendas em todos os produtos do portfólio no Cash & Carry e espera um crescimento ainda maior no canal este ano

mar 10, 2017

De acordo com a diretora de produtos de consumo da Cargill Food Service, Clarisse Barreto, a companhia acredita na tendência de continuidade de crescimento do formato Cash & Carry no país. “Quando analisamos nossos dados da Nielsen, entendemos que o crescimento do canal vem de uma alteração do comportamento do consumidor, já que nos anos anteriores o shopperse acostumou a fazer mais visitas ao PDV, reduzindo o ticket médio e alterando sua missão de compra. Em meio à falta de crescimento do PIB e crise econômica, parte das compras migrou para o C&C, junto a uma alteração da missão de compra, que volta a priorizar o abastecimento, ou seja, hoje o consumidor reduz o número de visitas ao PDV, incrementa o ticket médio e reduz o total gasto”. Confira a seguir os principais pontos da entrevista exclusiva que a executiva concedeu ao Portal ABAAS.

 

Atendimento exclusivo ao C&C

“A Cargill trabalha com um atendimento diferenciado para o canal, que auxilia não só o consumidor final que migrou para este formato, mas também o pequeno varejista, que agora tem no canal mais uma opção de compra. Como exemplo, temos operado com preços diferenciados tanto para aqueles que compram em menor volume (em geral, consumidor final) quanto os que compram em grandes quantidades. Atuamos nas principais categorias presentes na alimentação diária dos consumidores com as marcas Elefante, Pomarola, Liza, Maria, Olívia e Borges – referências nos segmentos em que atuam. Assim trabalhamos de forma estratégica para garantir que o shopper encontre nossas marcas e produtos em todos os formatos do autosserviço”.

 

A importância do canal para a empresa

“É um canal que apresenta um crescimento de dígito duplo e a Cargill tem acompanhado este crescimento. O shopper deste canal mudou muito ao longo dos últimos anos. No início a compra era mais voltada para itens básicos, hoje ele busca maior variedade tanto em sabores quanto em tamanhos de embalagens, sem deixar de se preocupar com a relação custo-benefício no momento da compra. Assim, o grande desafio da Cargill é trabalhar o mix em conjunto com os clientes, melhorando a parametrização das lojas e entregando a real necessidade do shopper em todos os canais de vendas”.

 

Estratégia para o canal

“Como é um canal que procura levar maior economia para os consumidores nas despesas da casa, a Cargill tem trabalhado para oferecer o melhor custo-benefício ao shopper. Prezamos pela qualidade dos nossos produtos, entregando sempre o melhor aos consumidores. O lançamento do Elefante Saborizado Strogonoff, por exemplo, foi pensado no consumidor que busca qualidade, praticidade e economia, pois reduz o custo final de uma das receitas mais famosas do país em 33%, agregando sabor e qualidade diferenciada por menor custo”.

 

Portfólio Cargill para o C&C

“Todos os produtos de nosso portfólio apresentam crescimento no atacado de autosserviço, com destaque para os produtos mais tradicionais, como nosso lançamento de Elefante Tradicional em embalagem tetrapack, nos tamanhos 140 g e 280 g, que foi pensado principalmente para este formato. Tralhamos com embalagens maiores voltadas para o segmento de bares e restaurantes, como Elefante 850 g, Pomarola 1,06 Kg, Composto Maria 2 L e Azeite Borges 5 L. Além destes, também oferecemos produtos em formatos menores para atender frente de restaurantes e mini mercados, como Compostos Maria e Olívia de 200 mL e Maioneses Liza e Maria de 250 g.

 

Crescimento Cargill no C&C

Crescemos acima do esperado nos principais clientes do canal em 2016 e esperamos um crescimento ainda maior para 2017.​