Para discutir medidas do atacarejo no combate ao Coronavírus, as melhores práticas nesta época de pandemia, analisar como está o abastecimento nas várias regiões do país, discutir legislação, decretos governamentais e ainda aprender com a experiência de empresas em outros países, a ABAAS – Associação Brasileira dos Atacadistas de Autosserviço vem realizando, desde o mês de março, reuniões semanais e sempre online com o dirigente máximo das 14 redes associadas: Assaí, Atacadão, Atacadão Dia a Dia, Comercial Esperança, Fort, Giga , Makro, Martminas, Max, Maxxi, Roldão, Spani, Tenda e Villefort.
Além da troca de experiências entre as empresas associadas, são convidados também indústrias, fornecedores e outras instituições. Já participaram empresários e dirigentes de empresas nacionais e multinacionais, entre eles Marcelo Melchior – CEO da Nestlé, Josué De La Maza – Vice- presidente da Nestlé, José Alexandre – Executivo de Atacarejo da Nestlé, Maria Paula – Presidente da Colgate, Gilberto Tomazoni – CEO Global da JBS, Renato Costa – Presidente da Friboi, Wesley Filho – Presidente da Seara, João Campos – Presidente da Pepsico, David Khan – Vice-presidente Comercial da Pepsico, Waldir Beira Júnior – Presidente da Química Amparo, Gabriela Pontin – Vice-presidente da Química Amparo, Maurício Giamellaro – CEO da Heineken, Ricardo Sabatine – Diretor da Heineken, Marcelo Paiva – Diretor da Mondelez, Caio Lira – Diretor da Ambev, Paulo Lima – Diretor do Café 3 Corações.
Também já participaram, Luiz Gennari – CEO da Vigor, Paolo D’ orso – Presidente da Reckitt, Heloisa Glad – Vice-presidente da Reckitt, André Felicíssimo – Vice-presidente da P&G, Rossano De Angelis Júnior – Vice-presidente da Bungue, Júnior Justino – Vice-Presidente da Bungue, Max Sommerhouser – Diretor da Camil, Adalberto Fofan – Diretor Comercial da Coca-Cola Femsa, Bruno Vivacqua – Diretor Nacional Key Accounts da Coca-Cola Brasil, Júlio Campos – Presidente da Unilever, Alexandre Almeida – Presidente da Itambé.
Da área de saúde participou o médico Dr. Henrique Salvador – Presidente da Rede Mater Dei de Saúde e membro titular da Academia Mineira de Medicina. Participaram também Roberto Butragueño – Diretor de Atendimento ao Varejo e E-commerce da Nielsen Brasil, que colabora na apresentação e análise de dados do setor e, ainda, o escritório de advocacia Cescon Barrieu, para discutir assuntos relacionados à legislação.
A programação das reuniões continua, para ouvir outras empresas do setor. Estas reuniões têm contribuído com as empresas associadas com recomendações para implementar de maneira rápida, desde o início da pandemia, medidas preventivas no combate ao Novo Coronavírus em todas as 1.170 lojas dos associados em todo o país, para dar mais segurança aos 250 mil colaboradores diretos que atuam nas lojas e escritórios e aos milhares de clientes que se abastecem neste segmento, que exerce atividade essencial para o abastecimento da população.