Comemorações, aniversários e promoções

nov 22, 2023

Campanhas promocionais geram impacto positivo nas vendas, mas é preciso criar ações com planejamento e usar estratégias eficientes de comunicação para garantir o sucesso

Por Redação

Usar a sazonalidade para alavancar as vendas é uma estratégia eficiente, que pode ser aplicada em diferentes ocasiões ao longo do ano. Afinal, as datas comemorativas são oportunidades para atrair clientes, impulsionar as vendas e, consequentemente, aumentar o faturamento da empresa.

Segundo a pesquisa Think Consumer Goods, realizada em março de 2023, 64% dos consumidores brasileiros não são fiéis a nenhuma marca específica. Mas é possível driblar essa situação. Na prática, podemos afirmar que as datas comemorativas rendem campanhas eficientes para o setor.

Nos atacarejos, as campanhas comemorativas são cada vez mais comuns e resultam em mais clientes dentro das lojas ou realizando suas compras on-line. Além disso, essas ações são capazes de fidelizar consumidores, aumentar o ticket médio e ainda exercer um impacto significativo na promoção da marca.

ESTRATÉGIAS

De maneira geral, algumas datas, como Natal, Dia das Mães, dos Pais e dos Namorados, costumam aquecer o comércio, afinal, são períodos de comemoração, troca de presentes e reuniões coletivas. Em dezembro de 2022, por exemplo, houve um aumento de 25,5% de vendas no varejo da capital paulista por causa do Natal. A informação é de um levantamento do Instituto de Economia Gastão Vidigal (IEGV), da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

Mas, para além das datas comerciais mais tradicionais, as campanhas de aniversário que envolvem promoções e distribuição de prêmios têm se mostrado muito eficientes no sentido de impulsionar as vendas e consolidar a imagem dos atacarejos junto ao público consumidor. Marly Yamamoto, Diretora Executiva de Marketing e Gestão de Clientes do Assaí Atacadista, lembra que o aniversário é a maior ação promocional da marca. “É uma estratégia em que trabalhamos com o reforço da fidelização dos nossos clientes e também para mostrar os nossos diferenciais. Seja em relação à economia nas compras, seja também em serviços e atendimento”, avalia.

COMUNICAÇÃO EFICIENTE: O SUCESSO DAS CAMPANHAS

Para que alcance bons resultados, toda e qualquer campanha deve ser amplamente divulgada. Afinal, é impossível ter sucesso em ações promocionais se o cliente não tiver conhecimento da campanha e, consequentemente, não puder participar. A Diretora do Assaí explica a estratégia da rede: “Em cada uma das campanhas que acontecem ao longo do ano, preparamos comunicações personalizadas, de acordo com o tema trabalhado e o público de cada localidade. Com
isso, anunciamos as campanhas em diferentes pontos de contato com o cliente, utilizando três frentes de comunicação: meios massivos, digitais e com a comunicação dirigida”.

Em outras palavras, portanto, adotar a comunicação omnichannel, com o objetivo de atingir o consumidor de forma eficiente onde quer que ele esteja, é a estratégia de marketing mais adequada para garantir que as campanhas sejam de conhecimento de quem mais interessa para o Atacarejo: os clientes – independentemente se são as famílias ou os empreendedores.

Do atendimento presencial às redes sociais, passando por meios impressos, como revistas e panfletos, e outros, como televisão, rádio e telefone, é indispensável garantir que a mensagem chegue ao máximo de clientes possível.

COMO REALIZAR CAMPANHAS PROMOCIONAIS DE SUCESSO

  • Planejamento
    Planejar é o primeiro passo para o sucesso das campanhas promocionais, já que permite pensar as ações estrategicamente e com antecedência. Assim, também é possível considerar outras questões que influenciam na decisão das promoções que serão adotadas, como a contabilidade, por exemplo.
  • Calendário
    Outro ponto essencial para o sucesso das campanhas é a definição de um cronograma de promoções e ações de acordo com o calendário. Aqui, vale considerar o calendário nacional, que engloba as datas de maior apelo comercial, mas também os feriados estaduais e municipais, que podem trazer bons resultados com foco na localidade das lojas.
  • Equipe
    Toda campanha anunciada deve ser de conhecimento dos colaboradores da rede. Considere ainda o fato de que datas comemorativas atraem bastante gente e, por isso, equipes envolvidas com lojas físicas ou canais digitais devem estar cientes das ações e promoções que fazem parte da campanha, evitando o desconforto dos clientes ou a falta de informações pertinentes. É essencial estar preparado para o aumento do fluxo sem que isso prejudique a experiência de compra, e os funcionários devem ser cordiais na hora de esclarecer as dúvidas.
  • Público-alvo
    É essencial conhecer o público consumidor para saber quais são as datas que mais se encaixam no perfil dele, nacional, estadual ou localmente. As datas não tão tradicionais, muitas delas locais, podem ser usadas para realização de campanhas eficientes. É importante considerar principalmente aquelas que representam celebrações – incluindo o aniversário da loja.
  • Parcerias
    Os fornecedores são grandes aliados quando falamos em campanhas promocionais, pois fazer boas negociações pode agregar valor às ações, resultando em preços melhores, divulgação das empresas parceiras para um grande público e alcance de clientes que talvez não fossem engajados sem a realização de parcerias.
  • Estoque
    A cada nova campanha comemorativa, é preciso garantir o estoque adequado para atender à demanda. Como exemplo, uma situação em que determinados produtos estão com descontos atrativos – os consumidores que quiserem participar da campanha devem encontrar o que foi anunciado sem dificuldades ou sem que a participação na promoção seja prejudicada.