A geração Y vai guiar a economia nos próximos anos. Para seduzir esse público, será preciso promover ações que causem impactos positivos na sociedade
Por Por Lucas Andrade
As novas gerações vão provocar grandes mudanças no mundo dos negócios. Na indústria automobilística, os carros serão elétricos. No setor de serviços, o delivery vai ditar o futuro. No mercado imobiliário, a tendência é o compartilhamento de espaços. No atacarejo, os millennials, como são chamadas as pessoas nascidas entre 1980 e 2000, exigirão cada vez mais a atenção das empresas do setor.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia a e Estatística (IBGE), os millenials, também conhecidos como geração Y, representam 30% da população, o que corresponde a um contingente de aproximadamente 60 milhões de pessoas. Para o cash and carry continuar crescendo, portanto, será fundamental trabalhar junto a esse público.
Pesquisas recentes mostram que os millennials irão ganhar cada vez mais protagonismo no consumo nos próximos anos. Um dos maiores desafios do atacado de autosserviço para se fortalecer no país é entender os hábitos e identifi car as preferências dos millennials – e, a partir daí, a perfeiçoar o atendimento e a oferta de produtos.
O estudo “Millennial Survey 2019”, publicado recentemente pela consultoria Deloitte, ajuda a compreender o que o grupo pensa. “Os millennials demonstram valorizar experiências e a possibilidade de causar impacto positivo na sociedade”, aponta o relatório da Deloitte. “Eles levam em conta esses propósito também no consumo, na hora de escolher as marcas.” Outro estudo, desta vez da bandeira de cartões Visa, dá mais detalhes de como a geração costuma gastar o dinheiro. “Do total de suas despesas, são os que menos investem em supermercados e farmácias. Ao mesmo tempo, são os que mais realizam compras no e-commerce”, mostra a análise.
Os millenials se preocupam com o propósito das marcas e levam em conta a reputação da empresa antes de consumir
Para Albert Deweik, CEO da NeoAssist, empresa de tecnologia especializada no atendimento ao cliente, o atacarejo deve elaborar estratégias pensando em se aproximar e seduzir esse público. Ele destaca que uma das principais características dos consumidores millennials é a forma de procurar e se comunicar com as marcas. “A grande maioria deles descobre novas empresas por meio da internet e das redes sociais”, diz Deweik. “Por isso, é muito importante manter um bom perfil e uma ótima reputação online.” Segundo o executivo, levarão vantagem na competição as lojas que conseguirem atender as exigências da geração e entregar uma ótima experiência por meio de todos os canais de atendimento. “O consumidor ficará atento a isso e escolherá aquela rede que mais o agrada.”
Arthur Igreja, professor da Fundação Getúlio Vargas e especialista em inovação e gestão, reforça que essa é uma geração muito bem informada e que só toma uma decisão de compra depois de conhecer profundamente o produto. “Ela sabe comparar muito e está atenta às avaliações”, diz. “Além disso, leva em conta a opinião dos amigos e também acaba sendo influenciada por um círculo próximo.” O especialista aponta que as empresas precisam de um planejamento específico para atender a esse público. “Os millennials, afinal, vão guiar a economia brasileira dentro de alguns anos.” é o país.
Fonte: Revista ABAAS nº 8 | Julho de 2019
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