Como vai se comportar o consumidor este ano?

abr 19, 2018

A revista ABAAS entrevistou Fatima Merlin, sócia-fundadora e diretora da Connect Shopper, para saber quais são as expectativas do consumidor para este ano. Será que as famílias que começaram a comprar nos atacarejos vão continuar optando pelo cash&carry, mesmo com a recuperação da economia? Confira a resposta a essa e a outras perguntas*.
*Leia a entrevista na íntegra na revista ABAAS.

ABAAS – Quais canais de compra devem se destacar e quais poderão perder clientes? Por quê? 
Fatima Merlin: Em 2018, o consumo deverá se dar muito mais pelo aumento do ticket médio e pelo acesso a novas categorias do que pela frequência e o volume de compra. O grande desafio para se destacar será entender esse novo momento do shopper, o que significa conhecer hábitos e ter agilidade e eficácia no desenvolvimento de ações para atrair, engajar, converter e reter o cliente.

ABAAS: Como deverá atuar o atacado de autosserviço para não perder oportunidades junto ao cliente?
Fatima Merlin:  O incremento maior do setor deverá vir por meio de um esforço maior para ampliar o aproveitamento da clientela que já passou a frequentar esses canais. Caberá um olhar mais efetivo para quem compra nesse tipo de loja. O canal deverá atuar fortemente para vender mais para aqueles que  já são clientes, aumentando o número de itens e categorias acessadas por esses consumidores.

ABAAS – As famílias que começaram a comprar nos atacarejos vão continuar optando pelo cash&carry com a recuperação da economia?
Fatima Merlin: Diferentes canais e missões de compra são razões para o cliente escolher onde realizar seu abastecimento. Para categorias como commodities, limpeza e bebidas, o atacado de autosserviço deverá continuar a ser uma solução atrativa no aspecto preço. Por isso, não há razão para esse tipo de cliente abandonar o formato.

ABAAS – Qual será o principal desafio do cash&carry para atender às necessidades dos seus clientes?
Fatima Merlin: O grande desafio do canal será investir em outras soluções, como, por exemplo, em perecíveis. Ainda, buscar dar mais conveniência e praticidade aos shoppers, sempre lembrando que diferentes consumidores apresentam diferentes necessidades.