Em 2022, a ABAAS, em parceria com a NielsenIQ, criou o ranking do setor Atacarejo, para auxiliar tanto as empresas como as indústrias que atuam no canal a aprimorarem a tomada de decisões e o planejamento das negociações, assim como a escolha dos sortimentos, a criação de novos produtos e a atenção a características específicas dentro do setor.
“Vale destacar que a ABAAS está investindo em muita inteligência e informação de mercado nessa parceria com a NielsenIQ, para ter dados mais confiáveis e apurados, uma análise de dados mais aprofundada. Além disso, é realizado o acompanhamento de produtividade, preço, oportunidade de crescimento e posicionamento de cada uma das principais indústrias do canal, de como elas se posicionam. É importante aprofundar também na inteligência de mercado, no conhecimento do consumidor e na utilização dos dados mais completos e mais assertivos. Há quatro anos estamos fazendo um trabalho muito detalhado nesse sentido e virou uma referência de mercado, que estamos levando conteúdo para o mercado e as principais indústrias”, ressalta Roberto Butragueño, da NielsenIQ.
Agora, em 2023, já está pronta a segunda edição do ranking – com dados atualizados fornecidos pelas empresas de Atacarejo –, com apresentação oficial em evento no dia 11 de abril no Hotel Unique, em São Paulo (SP), para associados e fornecedores. O mesmo evento marca a posse da diretoria reeleita da ABAAS, presidida por Virgílio Villefort, com a promessa de dar continuidade aos trabalhos já iniciados.
Com muito orgulho e comprometimento do setor, esta é a Segunda Edição do Ranking ABAAS, com dados referentes ao faturamento e à quantidade de lojas e funcionários de um número representativo de associados, ressaltando a força e o trabalho de cada um para alavancar o crescimento do setor.
Em 2022, o Atacarejo, de acordo com o estudo produzido pela ABAAS e NielsenIQ, teve um faturamento de R$ 239 bilhões com apenas 20 associados. A associação está presente em praticamente todos os estados brasileiros, por meio de seus associados, que atuam insistentemente para o desenvolvimento regional com arrecadação de impostos, promoção de empregos diretos e indiretos e geração de renda.
Dados divulgados pelos próprios associados ABAAS à IBEVAR em parceria com a NielsenIQ.
- Os dados reportados no ranking por alguns associados podem conter o faturamento de outras unidades de negócios (supermercados, farmácias etc.), além do Atacarejo.