L’Oréal reforça compromisso social por meio de projetos que promovem o respeito às diferenças
e buscam extinguir o racismo e a violência contra a mulher
Por Vania Nocchi
O racismo e a desigualdade de gênero estão entre os principais motivos que levam à discriminação. Segundo levantamento divulgado pela CNN Brasil, 75% das empresas brasileiras percebem a cor da pele como o principal fator discriminatório no ambiente de trabalho. Já em relação às questões de gênero, um estudo internacional da L’Oréal Paris revelou que 80% das mulheres já sofreram assédio em locais públicos.
Diante desse cenário, a marca francesa busca saídas para colaborar com a extinção da discriminação, reforçando seu compromisso com a equidade racial e de gênero por meio de práticas que defendem a diversidade e a inclusão. Nesse sentido, dois projetos importantes estão no radar da marca: o Movimento pela Equidade Racial (Mover), associação sem fins lucrativos formada por empresas de diferentes setores da economia, e o programa StandUp Contra o Assédio nas Ruas, que orienta pessoas a agirem contra a importunação em espaços públicos.
“Aqui na L’Oréal, o time comercial tem um olhar cuidadoso para o nosso impacto nas vidas daqueles que tenham qualquer interação com a marca. Atendemos clientes em todo o Brasil, que tem um número expressivo de colaboradores e, portanto, acreditamos no grande potencial que podemos alcançar juntos, com poder transformador, por onde passamos. Convidamos nossos parceiros de negócios a conhecer duas importantes frentes, que detalharemos a seguir, e nos deixar à disposição para apoiá-los na jornada de implementação dessas práticas em suas empresas”, afirma Cristiano Valio, Diretor Comercial do canal Alimentar.
MOVER
“O propósito do Grupo L’Oréal é Criar a Beleza que Move o Mundo e, no Brasil, onde 56% das pessoas se autodeclaram pretas ou pardas, temos o papel de atuar em prol de uma sociedade mais Diversa & Inclusiva. O Mover é parceiro essencial nessa jornada para ações de letramento e empregabilidade. Não à toa, lançamos juntos, na Zona Portuária do Rio, onde está a nossa sede, a primeira Escola de Belezas da região, que capacita cabeleireiras mulheres em situação de vulnerabilidade social”, conta a Diretora de Responsabilidade Corporativa e Direitos Humanos da L’Oréal Paris, Helen Pedroso. Neste ano, o MOVER venceu na categoria “Comprometimento Racial”, do prêmio “Sim à Igualdade Racial”, promovido pelo Instituto Identidades do Brasil (ID_BR).
Um dos principais objetivos do Mover, que atualmente conta com a parceria de dezenas de grandes empresas nacionais e multinacionais, é chegar a 2030 com mais de 10 mil lideranças negras em seus quadros. O movimento também quer gerar oportunidades para milhões de pessoas por meio de bolsas de estudo, mentorias e conexão com o mercado de trabalho, além de conscientizar a população quanto à necessidade de extinguir por completo as práticas racistas.
PILARES DO MOVER
LIDERANÇA – Compromisso de gerar 10 mil novas posições para negros em cargos de liderança até 2030, por meio de modelos inclusivos de recrutamento e desenvolvimento.
EMPREGO E CAPACITAÇÃO – Cursos, apoios e promoção de networking entre empreendedores negros para gerar oportunidade a 3 milhões de pessoas em todo o país.
CONSCIENTIZAÇÃO – Atuação em toda a cadeia de valor por meio de um Guia de Comunicação que contempla medidas de conscientização da população quanto ao racismo.
STANDUP CONTRA O ASSÉDIO NAS RUAS
Uma pesquisa global da Ipsos, encomendada pela L’Oréal, apontou que o assédio sexual é a maior preocupação em 47% de mulheres e meninas. Certamente, essa é uma questão enfrentada diariamente por mulheres em todo o mundo, que causa insegurança e afeta a autoestima feminina. Considerando esse contexto, a marca se comprometeu com a campanha StandUp Contra o Assédio nas Ruas, cujo objetivo é incentivar todas as pessoas, sejam testemunhas ou vítimas, a agirem de forma segura diante de uma situação de assédio.
Desenvolvido em parceria com a ONG norte-americana Right To Be, o movimento oferece um treinamento gratuito de cerca de dez minutos para promover uma cultura de respeito, dignidade e valor. O programa é baseado na metodologia dos 5D’s (Distrair, Delegar, Documentar, Direcionar e Dialogar), que auxilia homens e mulheres a agir com segurança diante de uma situação real de assédio em um local público.
“Sofrer ou presenciar uma situação de assédio desperta medo, desconforto e paralisa, seja quem está diante da cena ou sofrendo com o ato, fazendo com que não saibamos como reagir. L’Oréal Paris sempre defendeu o valor de cada mulher, trazendo mensagens de empoderamento, confiança e segurança, e agora com o StandUp nossa ambição é criar um pacto social através da educação de não aceitação dessa realidade tão triste, principalmente para mulheres”, comenta Maíra da Matta, Diretora de L’Oréal Paris no Brasil. A executiva ainda completa: “É nosso dever enquanto uma marca feminina, líder mundial, prestar apoio e trazer ações que despertem consciência na sociedade através da educação, de debates e discussões, com o objetivo de criar um movimento transformador”.
QUASE DOIS MILHÕES DE PESSOAS TREINADAS
Até agora, em um movimento global, quase dois milhões de pessoas concluíram o treinamento gratuito da campanha StandUp Contra o Assédio nas Ruas. Em 2022, a L’Oréal Paris, em parceria com a Ipsos, realizou uma pesquisa de impacto social sobre o curso, coletando dados de quase 5 mil pessoas em quatro países. Segundo o levantamento, 97% das testemunhas de assédio nas ruas têm o poder de intervir depois de fazer o treinamento e 90% disseram que agora podem agir se testemunharem alguma situação em um local público.
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