Ao lado dos irmãos e do pai, Carlos Eduardo Severini fundou o Tenda Atacado em 2001. A empresa cresceu, mas continua sendo um negócio de família graças ao legado deixado pelo patriarca
Por Vania Nocchi
Trabalhar em uma empresa familiar é uma realidade que faz parte da vida de Carlos Eduardo Severini desde os 23 anos de idade. Antes de fundar o Tenda Atacado em 2001, ao lado do pai (que já tinha mais de 40 anos de experiência no setor) e dos irmãos, ele atuou em outro negócio da família e, por isso, assumir a sociedade não foi uma tarefa complicada.
A cumplicidade entre membros da família, legado deixado por Pedro Olavo Severini, que herdou do pai o comando da distribuidora e atacadista de alimentos Vila Nova, rendeu bons frutos. Atualmente, o Tenda tem 43 lojas espalhadas pelo estado de São Paulo (capital, região metropolitana, interior e litoral) e quase 8 mil funcionários.
A empresa, pioneira no e-commerce para retirada em loja e no delivery de atacarejos em algumas regiões paulistas, conta ainda com uma marca própria chamada Select, que oferece uma variedade de produtos vendidos nas lojas da rede. O Tenda possui também um aplicativo para integrar o físico e o digital de forma a otimizar a experiência de compra dos clientes.
DESAFIOS, RESPONSABILIDADE SOCIAL E GESTÃO
Para Carlos Eduardo, formado em engenharia, comandar uma grande empresa passou a fazer parte dos projetos de vida conforme as circunstâncias foram mudando. Em 2020, o patriarca faleceu e, desde então, Carlos e os irmãos Pedro, Guilherme e Fausto seguem à frente do negócio com profissionalismo e muita dedicação ao trabalho. Ele reforça que o negócio da família é o principal motivo de orgulho que carrega hoje em dia. “Ao longo dos anos, nosso maior desafio foi tornar o Tenda uma grande empresa, referência de negócio, fortalecer o segmento e cumprir nossa função social”, revela.
Deu certo! Hoje, o Tenda figura entre os principais atacarejos do país e, além de contar com uma rede sólida e consistente, está constantemente envolvido com questões relacionadas à sustentabilidade ambiental, social e de governança (ESG). O propósito é gerir ações baseadas no desenvolvimento sustentável – ecologicamente corretas, economicamente viáveis, socialmente justas e culturalmente aceitas. Projetos como reciclagem de óleo de cozinha usado (que dá desconto em compras),
doação de recursos para instituições solidárias e combate ao desperdício de alimentos, em parceria com o Sesc, são constantes e fazem parte da rotina do Tenda.
ESTRUTURA ADMINISTRATIVA
A empresa, cuja primeira loja foi montada na região do bairro de Guarapiranga, na capital paulista, está estruturada em conselhos. Carlos Eduardo, hoje com 62 anos de idade, é Presidente do Conselho Administrativo. Ele explica que, diariamente, além de tomar decisões essenciais para a gestão do negócio, cada um dos irmãos
desempenha funções diferentes, voltadas para as áreas com as quais têm mais aptidão: “O meu setor é, principalmente, o comercial. Mas nós estamos sempre juntos e nos reunimos com frequência para tomar as decisões relacionadas à empresa”.
ROTINA DE TRABALHO INTENSA
A sede e o escritório do Tenda Atacado ficam em Guarulhos, na Grande São Paulo, e é lá que os irmãos Severini se reúnem. O dia a dia atribulado não é um obstáculo para Carlos, que vive na capital, mas faz questão de participar da rotina da empresa. Para que isso seja possível, viaja para a cidade vizinha quase diariamente.
Segundo ele, o trabalho foi um dos principais ensinamentos transmitidos aos filhos pelo seu Pedro Olavo. “Atualmente, temos uma agenda intensa de reuniões, algumas presenciais, outras por videoconferência. A realidade de hoje é dinâmica, a exigência de mercado é ser melhor do que ontem e proporcionar aos clientes experiências agradáveis e acolhedoras”, conta.
Carlos Eduardo também se envolve com entidades ligadas ao setor. Foi Presidente da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD) entre 2009 e 2012 e atualmente faz parte do Conselho Consultivo da instituição, além de ser membro do Conselho Diretor da GS1 Brasil – Associação Brasileira de Automação.
UNIÃO PARA ALÉM DOS NEGÓCIOS
Diz o ditado que “família que trabalha unida permanece unidade”. Essa máxima é uma realidade entre os irmãos e sócios do Tenda. Casado há 35 anos com Adriana e pai de um casal, Cadu e Marcella, Carlos vai sempre à cidade de Itu, onde se reúne com os irmãos e seus respectivos núcleos familiares. Todos sob a tutela da mãe, dona Neuza, que não abre mão dos bons momentos em família. Os encontros ocorrem na mais perfeita harmonia, garante o executivo: “Somos família unida na alma e no pensamento e, ainda que ocorram algumas divergências, conseguimos com respeito encontrar o equilíbrio nas decisões”. Quanto às conquistas no âmbito profissional, a família também é um pilar essencial, afinal, o legado deixado pelo pai, os ensinamentos, a força e a vontade de trabalhar para conquistar espaço por meio da dedicação e do respeito ao próximo são valores que,
certamente, fazem parte da personalidade de Carlos Eduardo.
TENDA ATACADO EM NÚMEROS
- Fundação: 2001
- Lojas: 43 no estado de São Paulo
- Funcionários: quase 8 mil
- 4 canais de vendas: lojas físicas, televendas para comerciantes, atacado distribuidor e e-commerce
- 8° lugar no ranking da ABAAS/2022