Os representantes das redes associadas à ABAAS da esquerda para a direita: Cleber Gomez do Spani Atacadista, Filipe Martins do Mart Minas – Atacado e Varejo, Carlos Eduardo Severini do Tenda Atacado, José León do Maxxi Atacado, Roberto Müssnich do Atacadão, Ricardo Roldão do Roldão Atacadista, Hélio Glorigiano do Comercial Esperança, Virgílio Villefort do Villefort Atacadista, Victor Guedes do Makro Brasil e Belmiro Gomes do Assaí Atacadista.
É notório o crescimento do canal de atacado de autosserviço pelo Brasil. A abertura de lojas das grandes redes de maneira acentuada pelos estados brasileiros também revela o que os institutos de pesquisas destacam em números, reforçando a força do setor e a expressiva aceitação do canal pelo consumidor final. O crescimento do canal neste ano, de acordo com a Nielsen, foi de 12,8% no primeiro semestre e ele permanece como o único segmento que registra números positivos. Sua penetração nos lares brasileiros já alcança 55% dos domicílios.
De acordo com o presidente da ABAAS, Ricardo Roldão, esses números mostram que o Cash & Carry consolida-se ano após ano e o relacionamento entre o canal e a indústria é essencial para que o atacado de autosserviço siga avançando. “Queremos continuar superando nossas metas e essa parceria com a indústria é fundamental para mantermos esse crescimento, que já vem acelerando nos últimos anos. E queremos contar com as ações empregadas pela indústria para minimizar os efeitos da crise, como trabalhar melhor os preços, aumentar o nível de atendimento nas lojas por meio da melhoria da atuação de promotores e das ações de venda empreendidas pela indústria dentro das nossas lojas”, defende ele.
Esse desempenho, que vem superando os resultados do varejo tradicional, impulsiona as indústrias fornecedoras a olharem para o canal com a disposição de oferecer condições e produtos diferenciados ao segmento. Uma amostra desse relacionamento, cada vez mais estreito, pôde ser visto durante a segunda edição do Workshop ABAAS, realizado no fim de outubro em São Paulo, que contou com cerca de 300 profissionais de diversas empresas que fornecem para o canal, além dos representantes das 10 redes associadas à ABAAS.
Durante o evento, as empresas Aurora, Colgate-Palmolive, Flora, Heineken, Johnson & Johnson, L´Óreal, Marba, P&G, Nestlé e Ypê, que participaram como patrocinadoras, expuseram seus produtos e também tiveram a oportunidade de apresentarem um pouco de suas empresas e o que elas têm feito para atender as redes de Cash & Carry. Confira como foi nas fotos a seguir.