Presente em 11 estados, com 44 lojas, o Maxxi Atacado tem trabalhado para reforçar sua proposta de valor junto aos seus clientes. De acordo com o vice-presidente do Maxxi, José León, a empresa tem se esforçado para oferecer ao pequeno comerciante uma condição de compra mais rápida e eficiente, com sortimento e preço atrativo para que ele possa fazer seu negócio prosperar. “Nesse processo buscamos melhorar cada vez mais nossos controles internos, diminuindo custos operacionais, buscando ser cada vez mais eficiente em nosso negócio e ofertando preços cada vez mais competitivos”, destacou o presidente durante encontro de diretoria da ABAAS realizado este mês.
Em entrevista ao portal ABAAS, José León também falou que está otimista em relação à economia do país. “Noto um processo de crescimento, embora pequeno, mas que surge como um caminho de melhora. Acredito que vamos sentir alguma mudança efetiva de cenário a partir do terceiro ou quarto trimestre, quando as pessoas vão começar a recuperar seus empregos e poder aquisitivo”.
“Nesse processo buscamos melhorar nossos controles internos, diminuindo custos operacionais, buscando ser mais eficiente em nosso negócio e ofertando preços cada vez mais competitivos”, destacou o presidente durante encontro de diretoria da ABAAS realizado este mês.
O senhor acredita que haverá mudança dos outros canais de varejo para se adequar às novas necessidades do consumidor?
JL: Acho que o processo de todo negócio precisa ser reinventado. Com isso a concorrência define você e qual é o novo desafio a ser enfrentado. Os demais formatos também estão se reinventando. Eles precisam, para subexistir, reduzir custos operacionais fixos, considerar maior produtividade, maior eficiência, melhorar a posição, analisar sortimento, ter cuidado com a parte financeira e ter sua proposta de valor bem clara. Isso está acontecendo. Tanto que o foco da concorrência é investir em modelos de vizinhança e em formatos que trazem retorno mais rápido.
Aumentar o número de lojas com o intuito de se aproximar mais do consumidor final é uma boa estratégia para esse canal?
JL: Não é o modelo de Maxxi, que é dedicado para o cliente comerciante e com estratégias muito bem definidas. O atacarejo está tentando puxar o consumidor final através de serviços, sortimento e atendimento. Isso é evidente. E obviamente está optando por um modelo de loja menor, localizado em bairros maiores, com população geralmente formada pelas classes C e D.