Rede, que faz parte de uma holding holandesa, está seguindo o movimento internacional da marca e deixando o país
Mais de 50 anos depois do início de sua história no Brasil, o Makro anunciou que está encerrando as atividades no país. O movimento é internacional: a rede, que chegou a ter mais de 60 lojas espalhadas por vários estados, também deixou a Ásia e a África. Embora a marca ainda exista na Europa, o Makro já deixou de atuar como varejista por lá há mais de 20 anos. A rede pertence à holding SHV (Steenkolen Handels Vereeniging), da Holanda, que está presente em 60 países.
O Makro foi o primeiro atacadista do Brasil, tendo iniciado as atividades por aqui em 1972, na cidade de São Paulo. Até o início dos anos 1990, a rede concentrou sua atuação na região Sudeste. Depois, investiu na inauguração de lojas em todo o território nacional, principalmente no Sul e no Nordeste, e chegou a ter quase 10 mil funcionários.
Com o encerramento das atividades no Brasil, o Makro deixa de fazer parte da ABAAS. Em reunião da Associação, Antero Filippo, CEO da marca no país, afirmou que “foi uma honra compartilhar experiências com executivos e empreendedores que fizeram desse formato Atacarejo o de maior destaque no varejo alimentar do Brasil”. O executivo fez questão, ainda, de ressaltar que deseja que os associados continuem unidos e focados no crescimento do canal. “Gostaria de agradecer a todos pela troca de experiências e ótimas conversas nesses anos. Continuarei à disposição para um café ou um bate-papo”, finalizou.
*na foto: Antero Filippo, CEO do Makro no Brasil.