Marcos Ambrosano, novo presidente do Makro, fala sobre desafios de sua gestão

abr 26, 2017

Com 45 anos no Brasil, o Makro Atacadista opera 74 lojas e emprega nove mil funcionários, sendo uma das primeiras empresas a trabalhar no modelo de atacado e varejo. Este ano, com a mudança na presidência – assumida pelo executivo Marcos Ambrosano, que atuou por 19 anos no Walmart – a rede tem o desafio de destravar seu potencial e voltar a crescer.

O executivo define esses primeiros meses a frente do Makro como um “começo interessante”, mas sabe que há muito trabalho a fazer. “Foi um momento de conhecer as pessoas e as fortalezas do Makro, que é uma marca tão reconhecida em todo o Brasil. Minha missão é fazer a empresa voltar a crescer e ocupar o espaço que ela merece”, defende Ambrosano.

Quando chegou ao país, em 1972, o Makro tinha uma proposta mais focada na pessoa jurídica. Contudo, com a evolução do mercado, Ambrosano considera importante que a empresa também se movimentepara receber clientes que migraram para o canal. “O atacarejo conversou bem com a necessidade do brasileiro e os preços baixos praticados nesse modelo fizeram com que o canal ficasse interessante não só para o empresário, mas também ao consumidor final”, conta.

Expansão

Ambrosano explica que a abertura de novas lojas está no planejamento, mas a princípio a meta é melhorar o potencial das lojas já existentes. “Quero priorizar primeiro o investimento em lojas importantes que nós temos e que precisam de atualização. Outro ponto é explorar melhor o canal de food service, que faz um importante serviço de entrega para os pequenos comerciantes. Nosso trabalho está voltado para atualizar essas lojas e fazer com que estejam mais adequadas ao momento do mercado. Conforme a conquista dessas melhorias, podemos pensar em expandir”. A meta do executivo é ousada para este ano, pois espera crescer dois dígitos com as lojas existentes.