Menos plástico, mais sustentabilidade

maio 17, 2018

A Tetra Pak, empresa sueca líder mundial em soluções para processamento e envase de alimentos, está desenvolvendo canudos de papel para as embalagens da marca. A intenção é lançá-los no mercado até o final do ano.

Preocupada com a questão que envolve os resíduos plásticos, a empresa já vinha trabalhando para conscientizar o consumidor. Por isso, estimula que os canudos sejam inseridos dentro das caixinhas após o consumo da bebida, para que sejam encaminhados para a reciclagem. Agora, a intenção da Tetra Pak é substituir os canudos de plástico por outros feitos de papel, com o intuito de reduzir ainda mais o impacto ambiental.

“Parece simples, mas há muitos desafios significativos no processo de produção para que os canudos de papel tenham as propriedades exigidas”, explica Charles Brand, Vice-presidente Executivo de Operações de Manutenção de Produtos e Comerciais.

Presente em mais de 170 países, a Tetra Pak pretende, em longo prazo, oferecer um portfólio de produtos feitos integralmente com matéria-prima renovável. As embalagens da marca já são compostas por 75% de papel-cartão. No Brasil, a empresa usa 82% de materiais de origem renovável para fabricar seus produtos, a saber: papel de florestas certificadas e plástico produzido a partir da cana-de-açúcar.

Sustentabilidade em foco

A iniciativa de substituir os canudos de plástico por similares feitos de papel está em consonância com a campanha global The last plastic straw (“O último canudinho de plástico”), que visa reduzir a poluição ambiental causada pelo plástico. De acordo com dados da Ocean Conservancy, o canudinho plástico está entre os dez materiais mais encontrados nas costas marítimas ao redor do mundo.

A Ocean Conservancy ainda revela que 80% de todo o lixo encontrado nos oceanos é plástico. Estima-se que, só nos Estados Unidos, sejam usados mais de 500 milhões de canudos plásticos por dia. No entanto, diversos países estão adotando medidas para reduzir os impactos ambientais causados pelo plástico. Recentemente, a rainha Elizabeth II incentivou o Palácio de Buckingham a aprovar a medida que visa banir os canudos e as garrafas plásticas em todo o território do Reino Unido.

Fontes:TetraPaktheLastplasticStraw OceanConservancy.