Mercado de food service cresce 2,9% em fevereiro

maio 17, 2018

O setor de alimentação fora do lar cresceu 2,9% no mês de fevereiro, em comparação com o mês anterior, de acordo com dados do Instituto Foodservice Brasil (IFB), que reúne as maiores empresas do ramo. A estimativa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) é de que haja um aumento de 4,5% no faturamento real do setor em 2018.

De acordo com a Abrasel, o faturamento real do setor de food service em 2017 avançou 1,5% em relação ao ano anterior. O movimento de clientes nos estabelecimentos, no mesmo período do ano passado, apresentou alta de 2%, segundo dados do IFB.

O setor de alimentação fora do lar, que representa 2,7% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, movimentou R$ 184 bilhões em 2016, de acordo com a Abrasel. Segundo um levantamento da Associação, em seis anos (2010 a 2016), o setor de food service apresentou um crescimento de 85%, apesar da crise financeira no país. O ticket médio também aumentou ao longo do período observado, atingindo o valor de R$ 13,40 em 2016, o que representa um crescimento de 8% em relação ao ano anterior.

O serviço de delivery cresceu 20% em 2017, segundo dados da consultoria Euromonitor, principalmente impulsionado pela proliferação e popularização dos aplicativos de entrega.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais da metade da população brasileira, ou seja, 56%, consome alimentos fora de casa. O perfil dos consumidores corresponde ao da População Economicamente Ativa (PEA), ou seja, a faixa etária entre 18 e 49 anos, segundo a estimativa do Instituto. Os gastos com alimentação fora do lar representam 25% da renda total dos brasileiros, ainda de acordo com o IBGE.

Quanto ao estilo dos estabelecimentos escolhidos pelos consumidores, a pesquisa Brasil Food Trends 2020 revela que 27% preferem restaurantes por quilo, 19% lanchonetes e redes de fast food, 18% restaurantes à la carte, 18% padarias e 11% bares.

Fontes: Folha Newtrade.