Nova dona do Walmart Brasil deve acelerar expansão do Maxxi Atacado

jul 18, 2018

Anunciada no início de junho, a aquisição de 80% da operação do Walmart Brasil pela empresa de private equity Advent International movimentou o mercado. Analistas de investimentos ouvidos pelo jornal Valor Econômico afirmaram que a estratégia da nova dona do Walmart deverá ser acelerar a expansão do formato de “atacarejo” e apostar nos modelos de loja de vizinhança. Tais ações seriam parte do fortalecimento da operação da rede americana no país, que está bastante enfraquecida.

Alexandre van Beeck, sócio-diretor da GS&Consult, lembra que a empresa não conseguiu integrar as aquisições regionais feitas nas últimas décadas (Sonae e Bompreço), resultando em uma série de problemas operacionais que se agravaram nos últimos anos com a crise econômica. Sendo assim, neste primeiro momento o Advent deverá concentrar esforços para reduzir os custos da companhia. “Vão fazer um choque de gestão, provavelmente trazendo um executivo de mercado para comandar a operação e fazendo integrações importantes entre as divisões física e on-line, algo que já está sendo feito em outros países emergentes”, ressaltou o consultor.

O Walmart, que ficará com os 20% restantes das ações, já opera com a rede Maxxi Atacado no país, mas essa operação não possui a mesma representatividade que Assaí tem no GPA ou o Atacadão no Carrefour. Em 2017, a bandeira Assaí obteve faturamento bruto de R$ 20,1 bilhões e, no Carrefour Brasil, a marca Atacadão registrou vendas brutas de R$ 34,088 bilhões. As operações de “atacarejo” das duas maiores varejistas do país cresceu de forma rentável, apesar da deflação dos alimentos no período, e são prioridades de expansão tanto do GPA quanto do Carrefour.

Ainda segundo a avaliação do sócio-diretor da GS&Consult, uma maneira de ampliar o formato cash & carry é o Advent converter lojas de supermercados e hipermercados do Walmart para a bandeira Maxxi, assim como já fazem os rivais da varejista. “Será preciso rever o papel dessas grandes lojas para aumentar a rentabilidade por metro quadrado. A oportunidade para o fundo é interessante, pois o Brasil está começando a sair da recessão e um player bem estruturado ajuda a desenvolver o mercado”, pondera Alexandre.

Fonte: Valor Econômico (https://www.valor.com.br/empresas/5568573/no-walmart-advent-deve-ampliar…)