Desde o começo do ano, o Makro Atacadista passou a contar com o executivo Marcos Ambrosano como novo presidente da companhia no país. De junho a dezembro do ano passado, o executivo liderou, como consultor, um projeto de melhoria de processos no Makro Brasil.
Marcos Ambrosano é brasileiro, tem 45 anos e é engenheiro de produção formado pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI), com cursos de Pós-Graduação na ESPM, no Brasil, e na Wharton University, nos EUA.
O executivo tem grande experiência no segmento de varejo – ficou cerca de 20 anos no Walmart Brasil, sendo a sua última posição na companhia a vice-presidência de Supply Chain. Também passou pela Lâmpadas FLC, onde foi CEO, e pela TPG Capital, como senior advisor.
Com a chegada de Ambrosano à presidência da companhia no país, Roger Laughlin, seu antecessor passou a comandar a operação do Makro na América do Sul. Roger Laughlin é venezuelano e tem uma longa relação com o Makro. Em 2006, o executivo assumiu a presidência na Argentina e, em 2010, a presidência do Makro no Brasil.
Pioneiro no mercado atacadista no sistema de autosserviço, o Makro comemora 44 anos de atuação no Brasil e tem como objetivo ser o mais eficiente canal de abastecimento dos clientes profissionais, principalmente os pequenos varejistas e transformadores de alimentos.
Parte do grupo holandês SHV, o atacadista possui 74 lojas no território brasileiro, e trabalha com uma oferta de produtos desenvolvida especificamente para as necessidades de seu público-alvo, que inclui produtos das marcas líderes e de suas marcas próprias Aro e M&K. Além disso, a companhia opera 67 restaurantes e 34 postos de combustíveis.