“O Cash & Carry é importantíssimo e tem grande representatividade no faturamento da marca”, diz Ailton Firmino, Diretor da JBS Carnes

fev 16, 2017

Atendendo às demandas específicas do setor de Cash & Carry, a JBS Carnes comemora bons resultados no canal, em 2016, e diz trabalhar para apresentar ainda mais soluções em produtos que atendam tanto o consumidor final quanto o pequeno e médio empresário, que se abastece nos atacadistas. A seguir, você confere a entrevista exclusiva que o diretor da JBS Carnes, Ailton Firmino, concedeu ao site da ABAAS.

 

Associação Brasileira dos Atacadistas de Autosserviço: Como a Friboi vê o crescimento do atacado de autosserviço no Brasil nos últimos anos?

Ailton Firmino: O setor se firmou no Brasil nos últimos anos e, dentro da Friboi, não foi diferente. Crescemos junto com os nossos clientes atacadistas, que conhecem a qualidade dos nossos produtos. Essa parceria trouxe bons frutos para todas as partes envolvidas e os melhores frutos são colhidos pelos consumidores, que encontram sempre a melhor oferta de produtos nos atacadistas de todo o Brasil com os preços mais competitivos.

 

ABBASSabemos que o Cash & Carry possui algumas demandas específicas, diferentes de outros clientes que operam apenas no varejo. Há uma operação diferenciada em sua empresa para atender esse canal?

A.F.: Sim. É imprescindível ter pessoas exclusivas para esse canal. A Friboi possui uma área que atende exclusivamente os clientes do atacado, com um time que conhece a fundo as demandas específicas do setor. Fazemos treinamentos constantes e estamos sempre antenados com as novidades do atacado no mundo todo. Assim, conseguimos respeitar as peculiaridades e antecipar as tendências de consumo. Além disso, temos um serviço diferenciado de entrega dos produtos diretamente nos atacadistas. Com isso, temos o controle da venda como um todo e garantimos que os produtos cheguem com total qualidade em cada loja.

 

ABAAS: Qual a importância do canal no faturamento da empresa hoje? É o ideal ou acredita que há espaço para melhorar os resultados?

A.F.: O canal é importantíssimo e tem grande representatividade no faturamento da marca. Em 2016, a Friboi registrou excelentes resultados no setor e isso se deve, principalmente, pela proximidade que temos com nossos clientes. Conseguimos levar para os consumidores finais – por meio dos atacados –  uma linha completa de produtos com uma grande diversidade de cortes, porcionados e embalados no melhor formato. Este ano, seguimos em busca de bons resultados e esperamos crescer junto com o canal como um todo.

 

ABAAS: O que o senhor acredita que é essencial para desenvolver a marca dentro desse canal. Já existem estratégias desenvolvidas para potencializar os resultados nesse canal?

A.F.: Acredito que quatro itens são indispensáveis para o sucesso de uma marca no atacado. Primeiro, é imprescindível ter uma estratégia específica para o canal, que respeite as peculiaridades dos clientes do atacado. Em segundo lugar, é necessário conhecer de perto as demandas desses clientes. Por fim, antecipar as tendências e oferecer uma grande diversidade de produtos, que se encaixa com os mais variados perfis e necessidades. Resumindo, oferecer um produto de qualidade, em quantidade, padronizado e com bom preço.

 

ABAAS: Entre os produtos do portfólio da Friboi, qual (ais) tem maior destaque no canal?

A.F.: Trabalhamos fortemente com três marcas do nosso portfólio nesse canal: a Friboi, com os tradicionais cortes e produtos porcionados com garantia de origem e rigoroso controle de qualidade; a Maturatta Friboi, única marca do mercado nacional que oferece uma linha completa de produtos maturados e indicados para o preparo na grelha, e, por fim, a Do Chef Friboi, que reúne produtos com qualidade e padronização que o setor de food service precisa. A marca, criada em fevereiro do ano passado, oferece um amplo portfólio de produtos – vendidos em embalagens específicas para o setor – e vai além das carnes oferecidas pela Friboi, tendo ainda peixes, ovinos e vegetais. São soluções na medida certa para as necessidades do setor, que trazem maior eficiência e garantem o reconhecimento dos clientes.

 

ABBAS: Quais as perspectivas para 2017?

A.F.: Esperamos que em 2017 tenhamos resultados ainda melhores. Desejamos fortalecer a parceria com nossos clientes e que o crescimento da marca acompanhe o avanço do setor como um todo. Queremos estreitar ainda mais o relacionamento com os atacadistas e sempre melhorar os nossos serviços.