Perecíveis ganham destaque nas lojas

jun 15, 2023

O setor de perecíveis possui hoje uma participação muito importante nas lojas de Atacarejo, atendendo tanto o consumidor final como o transformador. Atualmente, os produtos com maior destaque são as proteínas, os lácteos e os hortifrutigranjeiros. Nesse contexto, diversas empresas do setor estão investindo em pesquisas para trazer ao mercado novos produtos, lançar outras categorias e tendências e oferecer gêneros cada vez mais saudáveis. Todo o movimento nesse sentido aponta que esse segmento do Atacarejo deve ganhar maior protagonismo com o passar dos anos.

Essa análise de Fernando Thomaz Farias, Diretor Comercial do Supermercado Bahamas S/A., pode muito bem resumir o grau de importância que o segmento representa hoje no mix do Atacarejo. “Em nossa empresa temos uma participação de 27% desse setor em nossos negócios. Entendemos que é uma área destino, atraindo os clientes para nossas lojas justamente por serem produtos – em grande parte – primários e que atuam como composição na base alimentar (carnes, ovos, leite, queijos, iogurtes, peixes, legumes, hortaliças etc.)”, explica o executivo.

Ao mesmo tempo, segundo Fernando, o grupo Bahamas busca oferecer, com o setor de perecíveis, a melhor solução para o dia a dia das pessoas, expondo produtos e serviços “de qualidade a preços justos”. “Esse segmento é muito sensível a promoções e possui um alto giro de mercadorias”, esclarece. “Geralmente, o consumidor visita o supermercado algumas vezes na semana para compor sua cesta de compra semanal e essa decisão é muito atrelada aos itens perecíveis”, diz Farias.

PRODUTOS EM DESTAQUE NAS LOJAS

A visão de Sulivam Covre, Diretor-Presidente da rede Super Adega, segue nessa direção, ao analisar a ascensão do setor de perecíveis no Atacarejo: “Atualmente, os perecíveis já contribuem com cerca de 30% das nossas vendas. Esse segmento tem nos surpreendido positivamente nos últimos anos. A nossa expectativa é de que cresça mais ainda, tornando o Atacarejo como referência, também, na venda dessa linha”.

Entre os produtos expostos, os que mais se destacam nas lojas da Super Adega são muçarela, sassami, banana, ovos e peixes. Sulivam explica que a empresa, diante das características desses produtos, procura minimizar ao máximo o desperdício. “A forma que melhor encontramos para otimizar o aproveitamento de produtos muito próximos ao vencimento é fazer doações a entidades que precisam de apoio. Dessa forma, podemos colaborar com toda a sociedade, especialmente com os que mais necessitam”, acrescenta ele.

NOVO CONSUMIDOR BUSCA POR SAUDABILIDADE

Todas as pesquisas recentes indicam que o consumidor está mudando continuamente seus hábitos nos canais do varejo. No Atacarejo, isso também está presente. A prova é que a preocupação das redes com a alimentação saudável, que cresce ano a ano, tornou-se uma constante. Segundo Fernando Farias, do Supermercado Bahamas, desde 2017 houve uma mudança no comportamento do consumidor e mais de 60% dos lares brasileiros passaram a realizar, no mínimo, duas compras dentro do mês: “O desejo desse consumidor é buscar produtos com menor desembolso. Entendemos que ele também pode ser atraído no Atacarejo pelos setores que sempre tiveram o protagonismo de fidelizá-lo no varejo tradicional. Essa é a importância do FLV (Frutas, Legumes e Verduras) e da padaria na área de perecíveis do Atacarejo”.

“Alguns setores, a exemplo do FLV, trabalham com produtos extremamente frescos”, lembra Farias. “E, por isso, o consumidor possui a necessidade de visitar nossa loja mais vezes, a fim de garantir a base de sua alimentação. O setor de padaria também possui a capacidade de fidelizar o cliente, criar identidade e resgatar memórias afetivas”, acrescenta.

REDUZIR PERDAS E ACELERAR O ABASTECIMENTO

Ele explica ainda que a empresa tem identificado oportunidades no setor que estão ajudando a melhorar o desempenho das vendas. Uma delas foi entender que a indústria tem total capacidade de produzir produtos perecíveis com excelente qualidade, em embalagens menores, para atender diretamente ao consumidor final e/ou ao transformador.

“Buscamos junto aos fornecedores produtos com bons prazos de validade e com preços competitivos perante o mercado em que atuamos. Outra oportunidade foi a implantação de uma nova e moderna planta de Central de Padaria e Confeitaria. Isso para garantir padronização, qualidade, segurança alimentar e possibilitar maior variedade aos clientes. Já pensando em resultados, essas decisões contribuem para reduzir perdas, acelerar o abastecimento da área de venda das lojas, diminuindo as rupturas de produtos. Com essas ações, buscamos a melhoria de nossa rentabilidade, bem como a padronização dos produtos ofertados”, conclui Farias.