Hoje, existem mais de 250 milhões de adultos latino-americanos com sobrepeso. Dos países com maior incidência deste problema estão no top 25 o Brasil (54%), México (64%), Colômbia (57%) e Argentina (62%).
Números que representam altas taxas de crescimento nos últimos anos e preocupantes níveis de doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade infantil.
De acordo com pesquisa realizada pela Nielsen com latino-americanos, consumidores estão cada vez mais preocupados com problemas de saúde, por isso buscam alimentos locais, frescos e orgânicos. Dos entrevistados, 62% disseram estarem dispostos a pagar um preço maior por produtos que ajudem a manter metas de saúde. Entre os brasileiros, mais de 50% disseram que buscam produtos com baixo teor de açúcar e de gordura, e 68% deles buscam por produtos frescos.
Os consumidores não estão mais dispostos a assumir uma atitude passiva em relação à compra de alimentos. Hoje, eles exigem que seus alimentos tenham rótulos com mais informações nutricionais e sobre ingredientes que compõem o produto, para ajudá-los a fazer escolhas mais saudáveis. Rótulos melhores podem servir aos fabricantes como uma vitrine para comunicar aos consumidores sobre benefícios do consumo de seus produtos. Na pesquisa, 76% dos brasileiros entrevistados disseram que leem rótulos para verificar o conteúdo nutricional dos alimentos.
Essas tendências impactam o comportamento dos consumidores latino-americanos e reflete nas vendas medidas pela Nielsen. Dos entrevistados, 67% dos brasileiros responderam que preferem comprar em varejistas especializados para encontrar maior oferta de alimentos saudáveis. Entre os produtos que os consumidores querem nas gôndolas, 49% falaram em orgânicos e com baixo teor de sódio. Itens livre de lactose foram citados por 28% deles.
Empresas que buscam melhorar a qualidade de seus produtos de forma proativa, estão um passo à frente de potencializar suas vendas nos próximos anos.
A análise da pesquisa ainda mostra que algumas iniciativas de saúde já são prioridades em algumas empresas, outras deverão considerar mudanças em áreas específicas, como diversificação de portfólio, redução de ingredientes calóricos, entre outros. As empresas devem estar preparadas para atender as novas necessidades do consumidor latino, além de estarem cientes sobre as tendências que se conectarão para empodeirar ainda mais os consumidores.