Se no passado não muito distante boa parte do público brasileiro ainda se revelava reticente ao comprar pela internet, o cenário atual do e-commerce é de consolidação e forte crescimento. Em 2017, as vendas online somaram R$ 47,7 bilhões e, neste ano, a expectativa é de que o faturamento chegue a R$ 53,5 bilhões, um crescimento nominal de 12%, conforme estimativa da consultoria E-bit. Sendo assim, lojas físicas precisam evitar dar muito espaço a itens que o cliente prefere comprar online.
Entre os produtos cada vez mais adquiridos via internet aparecem os eletroeletrônicos e itens de linha branca. Esse movimento tem forçado lojas físicas a rever seus sortimentos e buscar outras fontes de receita. O mesmo começa a acontecer com itens de vestuário, cujas vendas online também crescem. Caso sua rede tenha mercados com exposição desses produtos, vale ficar atento aos resultados para ter certeza de que não está desperdiçando espaço na área de vendas com mercadorias cuja procura em lojas físicas caiu muito na sua região.
[fonte] Supermercado Moderno