Diretoria da ABAAS envia carta aos atacarejos

out 26, 2020

A ABAAS – Associação Brasileira dos Atacadistas de Autosserviço vem respeitosamente informar que mantém um Comitê Permanente de Segurança Operacional e desde 2018 conta com assessoramento técnico da Falcão Bauer, um Centro Tecnológico de Controle de Qualidade, referência para utilização de estruturas porta palete.

O trabalho do Comitê com técnicos e engenheiros dos 14 associados e das indústrias fabricantes em parceria com a Falcão Bauer (Centro Tecnológico de Controle da Qualidade) e empresas especializadas resultou em um Protocolo de Segurança aplicado nas lojas associadas da ABAAS com especificações técnicas de estruturas tipo porta palete.

A diretoria da ABAAS julgou importante estender o compartilhamento dos dois documento (relatório da Falcão Bauer e a Cartilha Mandamentos do Bem) a todas as empresas que operam com atacado de autosserviço também conhecido como atacarejo ou cash & carry no Brasil independente de serem associadas à ABAAS.

São orientações sobre especificações de projeto, tipo de aço e espessura de chapa, fabricação, instalação e montagem, operação, inspeção e manutenção de porta-paletes para que a estrutura e a operação de porta paletes sejam seguras e confiáveis especialmente no ambiente da área de venda do atacarejo.

O protocolo da ABAAS está de acordo com a norma brasileira ABNT NBR 15524 que  estabelece diretrizes para o uso de estruturas porta paletes.

A Cartilha “Mandamentos do Bem” compreende os seguintes tópicos:

• Projeto de Porta Palete Bem Concebido e Bem Construído
• Instalação Bem Executada
• Entrega técnica Bem Instruída
• Operação Bem Praticada
• Inspeção bem avaliada e registrada
• Manutenção Bem Confiada

Sugerimos que sua empresa siga as recomendações contidas nestes dois documentos e inclusive adeque suas lojas seguindo os padrões de segurança adotados pelas empresas filiadas à ABAAS.

Apenas como exemplo destacamos que para ampliar a segurança, a ABAAS em conjunto com a Falcão Bauer definiu a altura máxima para porta paletes devido aos fatores de estabilidade, presença de pessoas e maquinários.

“Como boa prática são recomendáveis as seguintes dimensões para porta paletes no atacarejo:

  • Montante bifrontal (duplo)
    • altura máxima do último nível de carga de 6,50 metros em relação ao piso, sendo obrigatório fixação de piso.
  • Montante monofrontal (único)
    • último nível de carga de 6,00 metros em relação ao piso, sendo desejável contraventamento de fundo e contraventamento horizontal.
    • último nível de carga de 6,50 metros em relação ao piso, sendo obrigatório contraventamento de fundo e contraventamento horizontal.

Também é aconselhável estrutura porta paletes com, no mínimo, quatro módulos para garantir sua plena estabilidade.”

Ressaltamos ainda que é fundamental o treinamento específico para os operadores de empilhadeira e que as operações sejam permitidas somente por profissionais habilitados, conforme normativa legal com capacitação teórica e prática e responsabilidade através de um “termo de compromisso e responsabilidade” devidamente assinado. Importante conter nesse documento a responsabilidade do gerente da loja em não permitir o uso e operação das empilhadeiras por pessoas não habilitadas conforme mencionado anteriormente.

Registramos finalmente que todos estes cuidados com operadores e com equipamentos (porta paletes e empilhadeiras) contidos no material anexo tem o objetivo de dar conhecimento, capacitação e segurança a quem trabalha neste modelo de loja que funciona no mundo todo e proporcionar a necessária segurança aos clientes e a todos os envolvidos.

Com distinto apreço.

Virgílio Villefort
Presidente
Em nome da Diretoria da ABAAS

Ricardo Roldão – Presidente Conselho Deliberativo ABAAS (Roldão)
Belmiro de Figueiredo Gomes –1º Vice-Presidente ABAAS (Assaí)
Roberto Müssnich -2º Vice-Presidente ABAAS (Atacadão)
Filipe Martins – 3º Vice-Presidente ABAAS (Mart Minas)
Auriberto Alves – 4º Vice-Presidente ABAAS (Maxxi)
Cleber Denis Santana Gomez – Diretor Administrativo Financeiro ABAAS (Spani)
Antero Filippo – Diretor Relações Institucionais ABAAS (Makro)
Hélio Claro Glorigiano – Conselho Deliberativo ABAAS (Comercial Esperança)
João Alberto Pereira – Conselho Deliberativo ABAAS (Fort Atacadista)
Edis Amaral (Branco) – Conselho Deliberativo ABAAS (Atacadão Dia a Dia)
Everton Muffato – Conselho Deliberativo ABAAS (Max)
Carlos Eduardo Severini – Conselho Fiscal ABAAS (Tenda)
André Nassar – Conselho Fiscal ABAAS (Giga)